Pagina Inicial Destaque Parque do Povo é ampliado para o São João 2019 de Campina Grande e causa mudança no trânsito

Parque do Povo é ampliado para o São João 2019 de Campina Grande e causa mudança no trânsito

Parque do Povo é ampliado para o São João 2019 de Campina Grande — Foto: Emanuel Tadeu/Aliança

O espaço do Parque do Povo, onde é realizado o São João de Campina Grande, será ampliado para a festa em 2019. De acordo com a empresa realizadora da 36ª edição do evento, foi definido que a Rua Sebastião Donato, localizada ao lado do Parque do Povo, também será espaço para a festa, não havendo mais o muro de isolamento que separa a rua do local do evento. Com a decisão, anunciada na manhã desta terça-feira (23), os motoristas deverão transitar pela rua Frei Caneca, paralela à Sebastião Donato.

A interdição da rua Sebastião Donato para ser espaço do evento junino ficou definida durante uma reunião na segunda-feira (22), entre a empresa que organiza o evento, os órgãos de segurança, a Prefeitura Municipal, comerciantes e moradores. Ficou definido também que a interdição completa da rua será feita ainda no final de abril, para dar início à montagem estrutural da nova parte do Parque do Povo.

“Queremos agradecer à empresa e à Prefeitura por terem tomado essa decisão. Agora a gente faz parte da festa. Estamos dentro dela, como sempre pedimos. Vamos conseguir aumentar o nosso faturamento e todos estão satisfeitos com essa novidade, que acaba trazendo de volta a tradição do São João de antigamente”, comentou o comerciante Emerson Tenebra.

A ideia de juntar a rua Sebastião Donato ao local onde acontece o Maior São João do Mundo surgiu após uma pesquisa realizada pela empresa realizadora da festa com os moradores da região e comerciantes. O resultado da pesquisa foi praticamente unânime para a integração da rua, segundo a empresa organizadora.

Mudança no trânsito

Com a interdição da Rua Sebastião Donato, os motoristas deverão transitar pela Rua Frei Caneca, que fica paralela à Sebastião Donato. Foi acordado que os agentes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande estarão trabalhando na região para ajudar no fluxo da via, evitando transtornos nos primeiros dias de adaptação.

Ainda de acordo com a prefeitura, a STTP vai convocar as pessoas que moram no entorno do Parque do Povo para realizarem o cadastramento e receberem o selo de acesso livre nas áreas adjacentes do Maior São João do Mundo.

Novidades no layout do Parque do Povo em 2019

O novo layout do Parque do Povo, onde acontece São João de Campina Grande, passa por novas mudanças em 2019. As alterações são poucas em relação à edição do ano passado, mas ocorreram tanto na parte inferior como superior da praça de eventos. A grande novidade é o novo posicionamento da fogueira gigante e dos camarotes.

Na área de shows principais (parte superior do Parque do Povo), o palco continua com formato 360º, garantindo interação dos artistas com o público na área aberta, camarote e área vip, porém o palco teve um leve recuo, deixando mais espaço para o público aberto.

Os camarotes estão com posicionamento diferente, sendo aproveitadas também as laterais paralelas à Rua Sebastião Donato e ao lado do Centro Cultural. Ainda na parte superior, a principal novidade é que a fogueira gigante vai ser montada ao fundo da área de shows em frente à pirâmide, no topo das escadarias.

A maior parte das mudanças ocorreu na parte inferior. Ela continua com um palco alternativo, mas a Vila Nova da Rainha mudou de posição, ficando onde antes funcionavam corredores de barracas. A pirâmide do Parque do Povo também terá palco e arquibancadas nas laterais.

Maiores mudanças ocorreram na parte inferior do Parque do Povo no São João 2019, em Campina Grande — Foto: Medow/Reprodução

Horários de fim de shows no Parque do Povo

Uma reunião aconteceu no dia 12 de abril para discutir o plano de segurança para a realização do São João 2019 em Campina Grande. Entre os temas, o mais discutido foi o horário de funcionamento do Parque do Povo e horários dos shows musicais, para cobertura do efetivo policial. A festa acontece entre os dias 7 de junho e 7 de julho.

Sobre os horários, ficou definido que a atividades no Parque do Povo devem ser encerradas no máximo até as 3h. Já nos dias 7, 12, 23 e 28 de junho, e 7 de julho, ficou acordado que as atividades podem seguir até as 4h.

Ainda sobre o horário de funcionamento do Parque do Povo, a empresa organizadora destacou a intenção de abrir o Parque do Povo a partir do meio dia, aos sábados e domingos. O pedido foi aceito pelo MPPB e pelas forças de segurança.

A programação diurna, nos fins de semana, tem a intenção de ampliar o fluxo de visitantes, melhorando a visitação ao Parque do Povo, atendendo a um pedido dos comerciantes.

Jornal da Paraíba