Pagina Inicial Cidades Secretaria de Saúde emite alerta contra sarampo na Paraíba

Secretaria de Saúde emite alerta contra sarampo na Paraíba

A Secretaria de Saúde da do Estado da Paraíba emitiu um alerta aos serviços de saúde para casos suspeitos de sarampo. De acordo com a secretaria, um caso da doença está sendo investigado no estado, aguardando confirmação laboratorial.

Segundo o boletim epidemológico do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 12 de maio a 03 de agosto de 2019, 1.226 casos confirmados de sarampo. Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paraná são os estados com surto da doença.

Diante dos casos, a Secretaria alerta que todo caso suspeito na Paraíba deve ser notificado às autoridades sanitárias e de vigilância em até 24 horas. Quem apresentar os sinais da doença deve comparecer ao posto de saúde mais próximo.

Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode causar morte. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A única forma de prevenção é a vacina.

A tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível nas salas de vacina da Paraíba e deve seguir o seguinte esquema:

  • Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
  • Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
  • Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

A vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo também é indicada. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem.

Jornal da Paraíba