O Congresso Nacional promoverá na tarde de 8 de janeiro um ato em referência aos ataques de vândalos golpistas às sedes dos Três Poderes, em 2023, em Brasília. Em programação prévia encaminhada pelo cerimonial do Senado a parlamentares e convidados, o evento é batizado de Democracia Restaurada.
O ato deverá ocorrer no Salão Negro do Congresso, entrada principal da sede do Parlamento brasileiro, com acessos à Câmara dos Deputados e ao Senado. O objetivo central do evento é celebrar a democracia e reiterar a força das instituições frente aos atos golpistas ocorridos no início deste ano.
A programação prevê a participação das principais autoridades dos Três Poderes da República — Executivo, representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Legislativo, representado pelos presidentes do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Judiciário, representado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
Além deles, também devem estar presentes o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do STF, Alexandre de Moraes, a ex-presidente e ministra aposentada do Supremo Rosa Weber; e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
De acordo com a previsão do cerimonial do Senado, Lula, Moraes, Barroso, Lira e Pacheco deverão discursar. O evento também contará com um vídeo produzido com imagens dos ataques de 8 de janeiro de 2023.