O Hospital Napoleão Laureano, localizado em João Pessoa, recebeu na tarde desta quarta-feira (10) a doação de um “túnel de descontaminação”, desenvolvido por uma unidade do Senai, em Campina Grande. O equipamento fará a desinfecção das roupas e fardamentos dos profissionais de saúde que trabalham no local para minimizar riscos de contaminação pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Nesta quarta, o equipamento foi montado e passou por uma demonstração de funcionamento. A previsão é que ele comece a ser utilizado na unidade hospitalar até a próxima sexta-feira.
O túnel mede aproximadamente dois metros de altura e um e meio de largura. O sistema para pulverização e desinfecção atua no momento em que os profissionais de saúde atravessam a cabine, minimizando assim, o risco de contaminação pela doença, durante a retirada dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
O equipamento foi o primeiro projetado e produzido pela equipe técnica do Instituto Senai de Tecnologia em Automação Industrial de Campina Grande. Outras unidades da ferramenta já estão em fase de produção.
O Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, há mais de 50 anos é referência no tratamento do câncer e recebe pacientes dos 223 municípios paraibanos e cidades de estados vizinhos. No local, são realizados procedimentos como consultas médicas, exames de laboratório, exames de raio-x, tomografia, radiografia, exames anatomopatológicos, cirurgias, tratamento quimioterápicos e radioterapia.
Jornal da Paraíba