O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros alertou na tarde desta segunda-feira (15) que se os municípios não cumprirem o novo decreto do Governo do Estado, a Paraíba poderá ser obrigada a recuar, ter de fechar o comércio novamente podendo até decretar o lockdown. “Não podemos deixar de cumprir as orientações das autoridades sanitárias”, destacou.
Durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação, Geraldo Medeiros afirmou que alguns municípios paraibanos não estão cumprindo as orientações das autoridades sanitárias, principalmente no que diz respeito ao isolamento social e a funcionamento gradual do comércio, o que, segundo ele, pode levar a aumento no número de casos da doença e até de mortes “ e isso pode custar muito caro, pois aqueles que cumprirem o decreto poderão ter a reabertura do comércio flexibilizada ainda mais e os não cumprirem poderão voltar ao que era antes, ou seja, tudo fechado novamente”, alertou.
“ Os prefeitos têm um papel essencial nesse momento não permitindo que o comércio abra normalmente e nem quebrando as regras do isolamento social, dentre outras medidas sanitárias e de prevenção determinadas nesse novo decreto”, destacou o secretário.
Ainda durante a entrevista, Geraldo Medeiros destacou 80 mil paraibanos já foram testados para a Covid-19 e a meta é testar mais 457 mil pessoas. Para esse trabalho, o secretário afirmou que espera contar a vigilância sanitária de cada município “ para que possamos ter números fidedignos sobre a real situação da doença em cada município”, completou.
Paraíba.com.br