O Botafogo-PB já tem data e local de reapresentação previstos na agenda: no próximo dia 29, no CT da Maravilha do Contorno. Depois de anunciar, no último sábado, que a reapresentação do elenco seria no dia 23 e de admitir que cogitava treinar fora de João Pessoa (onde as atividades só estão liberadas a partir do dia 29), o presidente botafoguense, Sérgio Meira, mudou o discurso e, nesta segunda-feira, descartou a hipótese de o time se deslocar a outra cidade para otimizar o ritmo de atividades dos atletas nesta retomada.
Novas medidas de flexibilização em meio à pandemia do novo coronavírus foram definidas no fim de semana tanto pelo Governo do Estado quanto pela Prefeitura de João Pessoa. A nível estadual, os treinos dos clubes profissionais já estão liberados deste esta segunda-feira, mas o governador João Azevêdo deixou a cargo de cada gestor municipal a decisão em cada cidade. E o prefeito da capital, Luciano Cartaxo, marcou para o dia 29 de junho essa retomada dos treinos. Assim, se o Botafogo-PB quisesse se reapresentar antes, teria que improvisar na logística para treinar em outra cidade onde essas atividades já estivessem liberadas antes do dia 29. A possibilidade, no entanto, foi repensada. Com isso, o Belo vai seguir à risca o decreto divulgado no último sábado pelo prefeito de João Pessoa.
– Nós sabemos que só foi liberado (treinamentos) a partir do dia 29 (em João Pessoa). Nós vamos aguardar. Não vamos fazer treinamentos em cidades vizinhas. Acredito que no momento em que a prefeitura liberar nós vamos ter a segurança para trazermos os nossos jogadores e comissão técnica – disse.
O presidente botafoguense contou que os atletas já pedem à diretoria o pronto retorno dos treinamentos. Fazendo exercícios em casa, com o acompanhamento da comissão técnica fixa do clube, os jogadores alvinegros seguem cartilha de atividades e se comunicam diariamente através de videochamadas, sempre monitoradas.
Sérgio Meira acredita ainda que a segunda quinzena de julho deve proporcionar novidades no futebol paraibano. Com reunião marcada com a Federação Paraibana de Futebol (FPF) para esta semana, o mandatário que espera clubes e FPF estejam em unidade para que o retorno do Campeonato Paraibano permaneça ainda mais breve de acontecer.
– Acredito que na primeira quinzena de julho nós vamos ter efetivamente o início desses treinamentos profissionais, como também discutir a retomada do Campeonato Paraibano. Vamos nos reunir nesta semana com a FPF, ouvir todos os clubes e ver como está (a situação) nas outras cidades também. Acredito que, agora, temos que aguardar as autoridades sanitárias, com muita cautela, para que se possa voltar aos treinamentos e competições com muita segurança – contou.
Enquanto tudo ainda é projeção, o Botafogo-PB segue trabalhando em busca de seu novo treinador. O nome mais falado nas reuniões da diretoria alvinegra, para chefiar o comando técnico do time, é o de Paulo Bonamigo, que hoje comanda o Boa Vista, do Rio de Janeiro, e que foi vice-campeão da Taça Guanabara deste ano. Sérgio Meira, que já havia admitido a contratação de um novo técnico somente após o aceno da volta do futebol, garantiu que a decisão pelo novo treinador não passa desta semana.