O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), deu cinco dias para que a Federação Paraibana de Futebol (FPF) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) dessem explicações sobre o porquê da retomada do calendário do Campeonato Paraibano. O prazo expiraria nesta quarta-feira e, até onde a reportagem do GloboEsporte.com conseguiu apurar, só a entidade máxima do futebol da Paraíba, até o momento, enviou ofício retornando ao órgão, que deve, a partir de agora, analisar todos os pontos esclarecidos no documento.
O procurador de Justiça do Ministério Público, Valberto Lira, foi quem confirmou o recebimento do documento enviado pela FPF. Ele disse, inclusive, que trata-se de um calhamaço de pelo menos 50 páginas, que serão analisadas nos próximos dias.
O pedido aconteceu porque o MPPB considera arriscado dar sequência ao Campeonato Paraibano, previsto para o próximo dia 18, ainda em meio à pandemia do novo coronavírus. A proposta visa o acompanhamento do retorno do estadual e o monitoramento de possíveis negligenciamentos das regras do isolamento social, a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus na Paraíba e também acautelar suposta lesão aos direitos coletivos do torcedor consumidor.
Valberto Lira, inclusive, não se agradou da ideia de não ter representantes do MPPB nas reuniões da FPF junto aos clubes que disputam o estadual para traçarem o retorno da disputa. Apesar de o complemento do Campeonato Paraibano estar programado para acontecer entre os dias 18 de julho e 9 de agosto, essas datas ainda dependem da autorização do Governo do Estado.
Enquanto os órgãos avaliam os anexos enviados pela FPF, os times já treinam desde a última sexta-feira, quando o Atlético de Cajazeiras finalizou a testagem de Covid-19 em seus atletas e retomou as atividades práticas dentro de campo. Além do Trovão Azul, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Nacional de Patos, Perilima, São Paulo Crystal e Treze já sinalizaram retorno dos seus treinamentos. Apenas Sousa e Sport Lagoa Seca ainda não voltaram à ativa. O primeiro jogo após a paralisação do estadual está marcado para o próximo dia 18, entre Botafogo-PB e Campinense, válido ainda pela rodada #8.