Em maio, a Fiat disse que estudava uma versão com câmbio automático para a Strada. Nesta quinta-feira (9), o diretor da empresa, Herlander Zola, confirmou que a chegada desta configuração será “muito em breve”.
“Não conseguimos trazer a versão automática a tempo para o lançamento. Estamos trabalhando para ter essa versão muito em breve”, disse.
O executivo não detalhou o tipo de transmissão escolhida, e disse apenas que seria uma inédita. O site G1 apurou que será um câmbio CVT, que também deve equipar, na sequência, outros modelos, como Argo e Cronos, com quem a Strada compartilha o motor 1.3 de 109 cavalos.
Com isso, a Strada irá superar a barreira dos R$ 80 mil – faixa hoje ocupada pela versão topo de linha, Volcano, com câmbio manual de 5 marchas. Ainda assim, ela deverá ter um valor bem mais baixo do que sua maior rival, a Volkswagen Saveiro, que recentemente ganhou a linha 2021 e pode chegar aos R$ 94 mil.
6 mil carros em 2 semanas
Desde o lançamento, duas semanas atrás, a Fiat disse que recebeu 6 mil encomendas da nova Strada, número que surpreendeu a diretoria da empresa. “Isso é 4 vezes mais do que a Strada anterior em um mês normal”, disse Zola.
Em 2019, a Strada emplacou uma média mensal de 6,3 mil unidades.
A grande procura, mesmo em tempos de pandemia, fez com que a marca aumentasse a produção na fábrica de Betim (MG).
Segundo Zola, ainda não há filas de espera, mas a marca afirma que, em algumas localidades, já não é mais possível encontrar unidades a pronta entrega.
Mais procura por cabine dupla
Desses primeiros pedidos, cerca de metade foram para o varejo. Esse número é bem superior à média de vendas para pessoas físicas da antiga Strada, que foi de pouco mais de 5% das unidades emplacadas em 2019. As outras 94,8% foram para empresas.
Além disso, a Fiat também percebeu um aumento na procura pela versão mais cara, Volcano, já avaliada pelo G1. Cerca de 40% dos exemplares vendidos são dessa configuração. A marca esperava que ela representasse 25% do total.
“A Strada era caracterizada apenas como ferramenta de trabalho. Onde tínhamos fragilidade era exatamente entre as pessoas que usam a picape mais para lazer do que para trabalho”, disse Zola.
Além disso, 60% das picapes comercializadas saem de fábrica com cabine dupla, uma das maiores novidades da Strada. A Fiat trocou as 3 portas e o espaço acanhado para 4 pessoas por 4 portas e espaço para 5 passageiros.
Antiga segue firme
Apesar do sucesso da nova geração, a Fiat afirmou, mais uma vez, que irá manter em linha uma versão do modelo antigo, apesar da proximidade do preço e da distância em termos de tecnologia entre os dois produtos.
Apenas R$ 2 mil reais separam a nova Strada Endurance da antiga Hard Working. Mesmo assim, a fabricante acredita que 10% dos clientes ainda serão fiéis ao modelo antigo.
Só que a Strada veterana deverá perder um segmento representativo: as locadoras.
“As grandes locadoras têm uma grande relevância, estamos num período de negociações [para vender a nova Strada]. A nova deve ocupar uma posição de terceirização de frotas”, disse o diretor da Fiat.
Ainda assim, Zola afirmou que os clientes atuais ainda estão sendo abastecidos com a Hard Working, e que a produção do modelo segue normalmente.