Nove cobras foram resgatadas pela Polícia Militar Ambiental no domingo (19) nas cidades de João Pessoa, Bayeux e Cabedelo, todas na região da Metropolitana da capital paraibana. Segundo informações da polícia, a maioria das serpentes capturadas são jibóias, cobras constritoras, que não são venenosas.
Uma das cobras capturadas pelos policiais apareceu na sala de uma idosa, moradora do bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O animal foi recolhido e libertado em seu habitat natural. Foram quatro casos na capital paraibana, três em Bayeux e dois em Cabedelo.
No total, o domingo teve 11 chamados de cobras aparecendo em ambientes urbanos, mas em dois deles, nos bairros do Tambiá e Água Fria, na Capital, as serpentes fugiram antes da chegada do BPAmb, já que as pessoas perderam de vista os animais. Na primeira quinzena de julho, foram 32 cobras resgatadas em ambientes urbanos, na Paraíba.
Como a segunda-feira começou alternando entre chuvas e sol, há grande possibilidade do aparecimento de serpentes em ambientes urbanos, já que são considerados “animais de sangue frio” (são aqueles que não são capazes de regular a temperatura de seu próprio corpo).
O Batalhão de Polícia Ambiental orienta a população para os procedimentos que devem ser feitos, caso se deparem com os animais. O primeiro passo é não tentar jamais pegar o animal. O segundo é ligar para a PM, através do número 190. O terceiro é ficar mantendo o contato visual para evitar que ela fuja para um local mais perigoso sem ser resgatada.
Quem tenta matar os animais, além do risco que isso traz, pode responder pelo crime do artigo 29 da lei Nº 9.605, cuja pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.