O Campeonato Paraibano 2021 começa a ter os seus detalhes revelados. Nessa quinta-feira, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) reuniu os dirigentes dos clubes da 1ª divisão, e a novidade é que a próxima edição da elite do futebol do estado vai contar com apenas oito clubes na disputa, dois a menos que o que vinha sendo o habitual. Como CSP e Sport Lagoa Seca foram rebaixados neste ano e não houve a 2ª divisão em decorrência da pandemia da Covid-19, ficou impossibilitada a realização do estadual com 10 equipes no ano que vem. A ideia é que o Conselho Arbitral seja realizado no início de dezembro para acertar o regulamento e o formato de disputa, e, assim, a competição comece no mês de fevereiro, mais precisamente no dia 10.
De acordo com Gustavo Trindade, diretor do departamento de competições do futebol masculino, o encontro com os dirigentes foi produtivo, aconteceu na sede da FPF e contou com a presença de dirigentes de sete equipes da elite. Apenas Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, participou por videochamada.
Gustavo revelou que foi necessário manter apenas oito times na disputa da 1ª divisão do Campeonato Paraibano. Isso porque a FPF só poderia anular o rebaixamento de CSP e Sport Lagoa Seca se a própria edição do estadual de 2020 fosse completamente anulada, o que seria inviável, já que a competição prosseguiu e foi concluída normalmente.
A ideia é que o Campeonato Paraibano 2021 comece no início de fevereiro, mais precisamente no dia 10, antes mesmo do que o calendário da CBF prevê para a próxima temporada, que é o dia 28. A intenção da FPF é que o estadual tenha mais datas, ganhe fôlego em 2021, resultando em mais jogos para as equipes que vão disputá-la, apesar da menor quantidade de clubes.
Por causa disso, o Conselho Arbitral precisa afinar os detalhes de regulamento e formato do campeonato no início de dezembro, até o dia 8, no máximo, já que o Regulamento Geral das Competições da CBF exige um prazo de 60 dias da reunião até o estadual.
Estão garantidos na disputa do Campeonato Paraibano 2021 os seguintes clubes: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, Perilima, São Paulo Crystal, Sousa e Treze. O Galo, inclusive, é o atual campeão do estado da Paraíba.
Gustavo ainda informou que a intenção da entidade é que o Paraibano siga com dois rebaixados, como vinha acontecendo nas edições anteriores, e admitiu que a intenção da FPF é que, na 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2021, o campeão e o vice garantam o acesso, como vinha acontecendo. Ou seja, o estadual da Paraíba passe a contar sempre com oito clubes na elite.
*Com a colaboração de Izabel Rodrigues, Raniery Soares e Silas Batista do GE