Um total de 2.100 policiais, 340 viaturas e drones de monitoramento vão atuar na segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, neste domingo (17) e no dia 24. O plano de segurança já começa a ser executado nesta sexta-feira (15), devido ao transporte e escolta dos cadernos e folhas de respostas das provas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), o uso de ferramentas tecnológicas vai ser intensificado nesta edição do exame já que o número de locais de provas aumentou e o horário da abertura dos portões foi antecipado.
A operação será coordenada por três Centros de Comando e Controle, instalados em João Pessoa (Quartel do Comando Geral), Campina Grande (sede do Comando do Policiamento Regional I) e Patos (Comando do Policiamento Regional II).
Como medida de segurança em relação à Covid-19, o Enem 2020 terá 191 locais de provais a mais do que na edição da prova em 2019. A abertura dos portões será a partir das 11h30, meia hora mais cedo em relação ao Enem 2019.