A Paraíba recebeu um novo lote da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, nesta segunda-feira (25). Chegaram ao estado 16.600 doses do imunizante, em um voo que aterrissou no Aeroporto Internacional Castro Pinto às 15h.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, as doses serão separadas para cada município. Na terça-feira (26) os lotes devem ser distribuídos para todas as gerências regionais de saúde da Paraíba.
Na última segunda-feira (18), a Paraíba recebeu 114.846 mil doses da CoronaVac. Foi o primeiro lote de vacinas que chegou no estado. A vacinação começou já na terça-feira (19). Metade da carga foi enviada imediatamente e a outra ficou guardada na SES. Essa segunda metade equivale à segunda dose que todos os vacinados precisarão tomar e só será enviada aos municípios na semana que antecede o início da segunda rodada.
As primeiras vacinas foram aplicadas em 54.689 paraibanos, representados por 42.925 trabalhadores de saúde, 10.432 indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas institucionalizadas e 120 pessoas com deficiência institucionalizadas. Em toda a Paraíba, são mil salas de vacinação, que devem receber lotes de forma quase simultânea.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. No Brasil, ela está sendo produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17). A agência também autorizou o uso emergencial da vacina de Oxford.
Doses da vacina fabricada pela Oxford/AstraZeneca são distribuídas
Novas doses, dessa vez da vacina fabricada pela Oxford/AstraZeneca, começaram a ser distribuídas na manhã desta segunda-feira (25) para as gerências regionais de saúde da Paraíba. Um total de 36 mil doses chegaram à Paraíba na manhã deste domingo (24) em um voo que veio de Brasília. As vacinas seguem para outras cidades da Paraíba por via terrestre e aérea.
A carga das doses enviada para o estado tem peso estimado de 240 quilos. Ao todo, o Brasil recebeu 1.999.960 doses da vacina inglesa.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), todas as gerências de saúde vão receber as doses nesta segunda-feira (25) de manhã e já podem iniciar a vacinação imediatamente. O lote da vacina de Oxford vai dar continuidade à vacinação dos profissionais de saúde da Paraíba que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19.
Jornal da Paraíba