A bancada do Democratas na Câmara dos Deputados deliberou pelo pedido de expulsão do deputado Rodrigo Maia a ser encaminhado a Executiva Nacional do partido. A informação é do deputado Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara e repercute no blog da jornalista Sony Lacerda, da Rede Correio Sat.
“Comentários infantis e ofensas desnecessárias a ACM Neto [presidente nacional da legenda] refletem a tentativa de gerar constrangimento. Tem sido pior pra ele”, disse o paraibano em uma postagem no Twitter, na noite dessa sexta-feira (14).
A relação de “amizade” entre ACM Neto e Maia azedou de vez quando o DEM decidiu por apoiar Arthur Lira (Progressistas), a presidente da Câmara. Maia queria que o partido apoiasse o indicado por ele, Baleia Rossi (MDB).
A treta da vez entre os dois teve início quando ACM Neto criticou a saída do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, do DEM e sua filiação ao PSDB para se colocar como candidato a sucessão de João Doria no governo paulista, caso ele decida concorrer à Presidência da República, em 2022.
A troca tem como pano de fundo a aproximação do DEM com o governo Bolsonaro, que começou com a eleição de Lira.
Rodrigo Maia rebateu o presidente nacional do DEM nas redes sociais e disse que o colega de partido, com quem brigou, nunca pretendeu de verdade apoiar Doria. “Oportunista. Você avisou que não apoiaria o Doria”, escreveu.