A cidade de Bananeiras, localizada no Brejo paraibano, foi contemplado nesta terça-feira (15) com um caminhão refrigerado e equipamentos como freezers horizontais, freezer vertical, balanças, caixas, computador, impressora, estabilizador e pallets, que irão proporcionar a melhor distribuição dos produtos da Agricultura Familiar no município.
A ação é fruto de convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, e tem o objetivo de modernizar as centrais de recebimento de produtos da agricultura familiar.
A definição dos municípios beneficiários respaldou-se em critérios como: estar vinculado ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS); número de agricultores vinculados a proposta do PAA/CDS, por município; e municípios com renda per capta menor que R$ 70,00 e índice de mulher igual ou maior a 40%. Essa descentralização para os municípios se faz importante haja vista que estão mais próximos da população alvo do projeto, conhecendo a realidade local de perto, o que otimiza as ações e torna mais acessível a execução.
O prefeito do município de Bananeiras, Matheus Bezerra, destacou a importância que os equipamentos trarão aos agricultores bananeirenses.
“Nossa gestão tem buscado sempre várias parcerias e investimentos que beneficiam a nossa cidade e o cidadão bananeirense. Hoje nossos agricultores foram atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e são contemplados com esses equipamentos que tem uma grande contribuição na agricultura do nosso município”, ressaltou o chefe do Executivo.
Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA tem como finalidade promover o acesso à alimentação, assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil, e estimular a agricultura familiar, que representa 90% da economia dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, que é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa no país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.
Atualmente na Paraíba, o PAA/CDS opera em 184 municípios distribuídos nas 14 regionais do Estado e possui 1515 agricultores fornecendo alimentos para a proposta em execução. Comparada à proposta anterior, houve um acréscimo orçamentário de 660% e aumento em mais de 300% da área de atuação do programa, demonstrado avanços significativos para a redução da desigualdade social e erradicação da fome e pobreza.