A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou no início da noite desta terça-feira (31) o fim do racionamento de água para as cidades abastecidas pelo manancial Lagoa do Matias. O anuncio foi feito pelo presidente da Cagepa, Marcos Vinícius, nas redes sociais do órgão.
De acordo com o presidente da companhia de água, a medida foi tomada depois de uma avaliação da situação da barragem Lagoa do Matias, que abastece as cidades de Belém, Caiçara, Logradouro e os distritos de Cachoerinha e Rua Nova.
“A execução da adutora emergencial de Pirpirituba, a melhoria do sistema e as chuvas ocorridas nos últimos dias, nos permite, a partir do dia 1º de junho, retirar essas cidades do sistema de racionamento, retornando o pleno abastecimento de água para essas localidades”, frisou o presidente da Cagepa.
Com as fortes chuvas que caíram nas últimas semanas na região do Agreste e Brejo paraibano, o manancial chegou a sua capacidade máxima de armazenamento de água. Dessa forma, o abastecimento se mantém de forma ininterrupta a partir desta quarta-feira (01) para atender aos consumidores.
Embora o sistema integrado tenha saído do racionamento, a Cagepa pede para que a população continue fazendo o consume consciente da água.
De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o reservatório da Lagoa do Matias está com 100% da sua capacidade, a qual conta com 1.239.883 m³ de armazenamento de água.