Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta, quarta-feira (24), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), estão praticamente empatados tecnicamente na disputa pelo Palácio do Alvorada nas eleições deste ano, considerando a margem de erro.
De acordo com os dados, o petista obteve 41,7% das intenções de voto, enquanto que o candidato do PL aparece com 37% da preferência. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2%, os dois estão praticamente empatados na disputa.
O candidato Ciro Gomes, do PDT, continua na terceira posição, com 7,3% dos votos. Candidata pelo MDB, Simone Tebet, teve 2,7% da preferência, e figura em quarto lugar. Os demais presidenciáveis não alcançaram 1% das intenções de voto. Outros 4,1% dos eleitores declararam não saber ou não responderam. Os votos brancos e nulos totalizam 6%.
Na pesquisa realizada pela instituição no começo de agosto, Lula tinha 41,1% das intenções, e Bolsonaro, 35,6%. A variação dos candidatos não ultrapassou a margem de erro. A análise corresponde ao cenário estimulado, ou seja, quando o entrevistador apresenta os presidenciáveis ao eleitor.
A pesquisa ouviu 2.020 pessoas, de 162 municípios brasileiros, no período entre 19 e 23 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03138/2022.
Agência Brasil