Pelo menos 30 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários, foram vítimas de um arrastão no Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), no bairro do Valentina Figueiredo, em João Pessoa, na quarta-feira (24). Um homem armado entrou à pé na escola após o fim do turno da tarde e fugiu levando celulares das vítimas.
Imagens da câmera de segurança da escola mostram quando o homem entra, de boné e com um capacete na mão, por volta das 17h55. As vítimas contaram que já haviam saído das salas de aula e estavam conversando no pátio quando foram abordadas.
Funcionárias da escola, que foram até à Central de Polícia Civil prestar depoimentos junto com os alunos, explicaram que após entrar, o suspeito colocou o capacete e abordou as pessoas com a arma, anunciando o assalto e pedindo os celulares.
Para os alunos, a sensação de insegurança que ficou após o assalto é grande. “Não é nem pelo celular, pelo roubo, é pelo trauma que fica. A insegurança de ir para escola e acontecer de novo, de pensar ‘e se eu levasse um tiro, se acontecesse alguma coisa?’. É mais um medo. O celular a gente pode conseguir outro, o trauma não passa”, disse uma estudante que não quis se identificar.
A Secretaria de Estado da Educação informou, às 8h40 desta quinta-feira (25), que o assaltante, armado, rendeu o porteiro no momento em que o mesmo abria o portão para a saída dos alunos. A gestão escolar está colaborando com as investigações policiais e a Secretaria já providenciou vigilância armada para a escola, que estará no local a partir da sexta-feira (26).