O deputado federal eleito, Cabo Gilberto (PL), o terceiro mais votado no Estado, com 126 876 mil votos, e o mais votado em João Pessoa, com 58 308 votos, vai anunciar apoio à candidatura do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) a governador no segundo turno das eleições.
Cabo Gilberto é o último dos líderes bolsonaristas do Estado a se definir em relação às eleições estaduais. Logo após a votação do domingo, o deputado estadual reeleito Walber Virgulino anunciar apoio a Pedro. Na última sexta-feira, pastor Sérgio Queiróz, quarto colocado nas eleições para o Senado, declarou apoio a Pedro, e Nilvan Ferreira, terceiro colocado na disputa para governador, se manifestou pela neutralidade no segundo turno.
Nilvan alegou que não subiria no palanque com políticos de esquerda (uma alusão a Veneziano). Já Walber e o pastor Sérgio fizeram uma leitura inversa e entenderam que a melhor forma de apoiar o presidente Bolsonaro seria votar num candidato que não apoia o ex-presidente Lula. Por isso declararam apoio a Pedro.
Como Nilvan, o deputado Cabo Gilberto ainda tentar condicionar sua posição ao apoio ao presidente Bolsonaro. Nos últimos dias, porém, foi convencido da desnecessidade dessa exigência.
Consultas à cúpula da campanha nacional bolsonarista e a aliados na Paraíba teriam sido todas favoráveis ao apoio à candidatura de Pedro Cunha, cujo palanque não seria hostil ao presidente e contaria com maior número de apoios de lideranças no Estado.
A avaliação da assessoria e do Cabo Gilberto é correta e, além disso, o comando de campanha de Pedro na Paraíba correu atrás do apoio do parlamentar bolsonarista nos últimos dias. A ideia é tentar conquistar o maior número de eleitores bolsonaritas na grande João Pessoa.
Juntando, então, a fome com a vontade de comer, o Cabo Gilberto passa, a partir desta sexta-feira, a subir no palanque de Pedro.