A semana em Brasília começa quente com as articulações para o ingresso oficial de partidos do Centrão, como o Republicanos, na base do governo Lula na Câmara dos Deputados. Governista “de carteirinha”, o deputado Wilson Santiago concedeu entrevista exclusiva à CBN Paraíba, nesta segunda-feira (24) para contra sobre os bastidores do processo.
Wilson Santiago disse que o processo de aceitar cargos nos ministérios do governo Lula ainda não está sendo discutido internamente. O paraibano, no entanto, acredita que a maioria da bancada deva migrar para a base, reconheça que há divergências entre parlamentares do Sul e do Nordeste desde a campanha presidencial, do ano passado.
Acredito que os integrantes do partido, a bancada do partido, é quem vai homologar a decisão, caso receba um convite, será no sentido de aceitar o convite de ajudar a concretizar as ações que precisam ser implementadas no Brasil. Esse é um posicionamento que eu particularmente irei defender e acredito que uma grande parte da bancada tomará a mesma direção”, avaliou o paraibano, que é apoiador de lula desde a campanha.
Wilson lembrou que desde o início do governo o Republicanos foi consultado se aceitaria ocupar ministérios, mas há uma resistência da Executiva nacional por causa de algumas lideranças, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do governador do Tocantins.
Por isso, acredita que, “se for oficializado algum convite, alguns integrantes devem ir para o governo e o partido, no que refere ao comando nacional, deve continuar com o posicionamento que tem e se comportado até então”.
Na semana passada, o líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, disse, também à CBN, que a nomeação de alguém do partido para cargos na Esplanada pode “melhorar o humor da bancada”.