Estudantes da cidade de Belém, Agreste paraibano, reclamam da super lotação dos ônibus que fazem o transporte escolar para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Guarabira, também no Agreste do estado. Segundo eles, muitos estudantes precisam ir em pé dentro dos veículos.
Os ônibus, popularmente conhecidos como ‘amarelinhos’, tem capacidade para levar 20 pessoas sentadas, mas imagens enviadas pelos próprios estudantes mostram que os veículos rodam com mais passageiros que o permitido. Alguns estudantes chegam a se encostar na porta do automóvel para conseguir espaço no interior do veículo.
A situação incomoda os alunos, que através de uma nota manifestaram insatisfação com as secretarias de educação e transportes do município.
“Estamos cansados da lotação dentro do ônibus destinado a UEPB, de ver universidades e escolas particulares sendo priorizadas, de termos que nos adaptarmos apenas aos horários deles”, diz um trecho da nota.
“Diariamente arriscamos nossas vidas em busca de conhecimento para ofertar à sociedade bons profissionais que desejam transformar a sociedade de forma justa e equitativa, através da formação de cidadãos conscientes e críticos.”, completou a nota.
Confira abaixo a nota emitida pelos estudantes
Diante da repercussão ocorrida nos últimos dias, os alunos da Universidade Estadual da Paraíba vêm por meio deste informe esclarecer o que realmente aconteceu.
Segundo o fato de humilhação que ocorreu dia 20 de fevereiro, foi dito pelo portal Belém notícias que o estudante humilhado negou as acusações, sendo que isso nunca aconteceu por parte do mesmo, ele apenas negou ter feito referência ao nome da aluna da EESAP . Os comentários maldosos aconteceram SIM, foram proferidos de maneira indireta direcionados a todos que fazem parte dos cursos de licenciatura na UEPB em Guarabira.
Em questão dos CASOS DE ASSÉDIO envolvendo a aluna da EESAP que proferiu tais palavras, deixamos claro que em nenhum momento foi citado o nome da mesma.
Os estudantes da Universidade Estadual da Paraíba repudiam qualquer tipo de ataque a qualquer pessoa ou a qualquer instituição, seja ela pública ou particular.
Os estudantes da UEPB-Guarabira Campus III, apenas almejamos ter acesso aos nossos direitos como estabelecido na Lei N° 257/2015 que abona aos universitarios da UEPB e IFPB o transporte para a cidade de Guarabira.
Estamos cansados da lotação dentro do ônibus destinado a UEPB, de ver universidades e escolas particulares sendo priorizadas, de termos que nos adaptamos apenas aos horários deles.
Diariamente arriscamos nossas vidas em busca de conhecimento para ofertar à sociedade bons profissionais que desejam transformar a sociedade de forma justa e equitativa, através da formação de cidadãos conscientes e críticos.
E o que ganhamos em troca é a desvalorização, só podemos subir em um ônibus, já os alunos da ESAAP podem escolher em qual querem ir. O ônibus direcionado aos alunos da Universidade Estadual da Paraíba vai diariamente SUPER LOTADO com alunos da EESAP que já possuem um ônibus para eles. Citando aqui que é o maior ônibus da frota da Cidade de Belém – PB.
Resumindo, os atritos entre os estudantes estão acontecendo desde sempre, única e exclusivamente por causa da superlotação dos ônibus e da fiscalização que não está sendo eficaz. Pedimos ao secretário de transporte e à secretaria de Educação que vejam a nossa situação e que possam solucionar o mais breve possível tais reclamações.
Att: comunidade estudantil da UEPB.