Na Paraíba, 46.560 pessoas têm autismo, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade equivale a 1,2% da população do estado.
De acordo com a pesquisa do IBGE, do total, 28.865 das pessoas com autismo são homens e 17.695 são mulheres, sendo a maior parte diagnosticada adolescentes e crianças dos cinco aos nove anos.
De acordo com Simone Jordão, presidente da Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência), localizada em João Pessoa, os dados identificados pela pesquisa mostram a necessidade da criação de mais serviços públicos voltados à população autista.
“É super importante o censo do IBGE identificar essas pessoas para que as políticas públicas sejam mais assertivas em relação a esse segmento populacional. Nós sabemos que é um número crescente de pessoas autistas, e é bom considerar que isso [a pesquisa] é uma amostragem, nem todas as pessoas foram pesquisadas”, afirma Simone.
Serviços para pessoas com autismo
Segundo Simone Jordão, na Funad, atualmente mais de 800 pessoas com autismo recebem atendimento na organização. A presidente explica que mesmo sem um diagnóstico prévio, é possível marcar uma consulta, momento em que o paciente passa por uma avaliação. Simone destaca ainda a importância de um acompanhamento precoce para que o tratamento avance de forma mais rápida.
“O acesso [ao atendimento] acontece a partir do diagnóstico dessas pessoas. Independente de elas terem um diagnóstico externo, elas passam também por uma avaliação. A gente tá tentando priorizar as crianças abaixo dos três anos de idade ou até nove anos de idade, que chegam na instituição. […] Quanto mais acesso [ao tratamento] essa criança tem, mais precocemente ela pode superar os obstáculos impostos pela deficiência” disse Simone.
Na fundação, os pacientes podem ter acesso à terapias ocupacionais, atividades voltadas para a arte e o esporte, além de se formar em cursos profissionalizantes para pessoas com autismo. Lá, também é disponibilizado um programa de atendimento para dar suporte para mães de pessoas autistas.
O acesso aos serviços da Funad pode ser feito através do link disponibilizado pela organização, que explica o passo a passo para agendar consulta ou para emitir a carteira de identificação da pessoa autista, que garante benefícios e prioridade em serviços.