Obra para conter avanço do nível do mar em Baía da Traição, na PB, é iniciada

Praia de Baía da Traição, no Litoral Norte paraibano – Foto: Reprodução

Uma obra avaliada em R$ 5 milhões para conter o avanço do nível do mar na cidade de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, foi iniciada. Um estudo do professor Celso Santos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apontou que em apenas um trecho, nos últimos 40 anos, a cidade perdeu cerca de 80 metros de território.

De acordo com a Defesa Civil de Baía da Traição, a obra consiste na construção de um muro com intuito de conter o avanço das águas e já está em execução há cerca de duas semanas. Os dados da pesquisa apontam ainda que todo o litoral da cidade perdeu 12 metros, em média, entre 1984 e 2025, período em que vigora a pesquisa, com uma taxa de recuo de território de 0,29 metros a cada ano.

Com o avanço do mar, há o risco de comunidades indígenas tradicionais do município, cerca de 33 aldeias, ficarem isoladas.

O avanço do mar já levou casas da nossa família, de nossos amigos, e eu vendo uma parte da minha aldeia, da cultura, da minha história, acabar eu fico muito triste”, disse Philip Walla, indígena morador da Baía da Traição.

Baía da Traição decretou situação de emergência há mais de um ano por conta do avanço do mar, o Ministério Público Federal (MPF), Governo da Paraíba e Superintendência Desenvolvimento do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) já emitiram recomendações emergenciais para contornar a situação.

A Defesa Civil da cidade, no entanto, informou que além da construção do muro, outras ações são necessárias com intuito de solucionar o problema e não apenas algo paliativo.

“Recuperação de dunas, recuperação de vegetação de restinga, realimentação de praias, e restauração de manguezais e de recifes. Segunda coisa, obras de engenharia leve, como bigões permeáveis ou quebra-mares submersos”, explicou Wenison Medeiros, coordenador da Defesa Civil na cidade.