Eleito o melhor jogador do Pré-Olímpico, o volante Bruno Guimarães é um dos poucos jogadores da seleção brasileira sub-23 com presença praticamente certa nos Jogos de Tóquio.
Na negociação para a transferência do Athletico-PR ao Lyon, concluída há duas semanas, Bruno Guimarães deixou acordado com o clube francês a liberação dele para a Olimpíada.
Vale lembrar que, como os Jogos Olímpicos não acontecem em datas FIFA, os clubes não são obrigados a cederem os atletas. A liberação é ainda mais difícil quando envolve clubes estrangeiros, já que a CBF não consegue exercer a mesma pressão que tem perante os brasileiros.
O que pode tirar Bruno Guimarães do torneio no Japão é uma eventual convocação para a seleção principal. O jogador está no radar de Tite e, um mês antes da Olimpíada, o Brasil disputará a Copa América.
Em entrevista após a vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, no último domingo, Bruno Guimarães evitou cravar a ida para Tóquio, mas a tratou como muito provável:
– Conversei com o Lyon, e eles falaram que vão fazer de tudo para me liberar. Conversas mais para frente devem definir isso, mas eu pedi para jogar – comentou.
Outros atletas da seleção sub-23 que se transferiram neste começo de ano não conseguiram o mesmo acordo de Bruno. Reinier, por exemplo, que trocou o Flamengo pelo Real Madrid, ainda não sabe se será aproveitado pelo clube merengue ou se será emprestado, o que deixa a presença dele em Tóquio em aberto. Matheus Cunha, que foi o RB Leipzig para o Hertha Berlin, na Alemanha, também não obteve liberação prévia, mas mostra confiança:
– Se eu for convocado, que é o sonho de qualquer jogador, vou brigar com unhas e dentes para que eu possa estar lá. Disso eu não abro mão por nada. Vestir a camisa da seleção é o objetivo principal da minha carreira, o que mais me deixa feliz profissionalmente. Qualquer coisa pode dar um probleminha, mas espero que seja resolvido – declarou.
Com a vaga na Olimpíada assegurada, a CBF dará início nas próximas semanas o planejamento para o torneio, com o agendamento de amistosos e conversas com clubes em busca de liberações de atletas.
O torneio de futebol nos Jogos de Tóquio será disputado entre 23 de julho e 8 de agosto.