A Fórmula 1 anunciou a criação de um novo campeonato virtual com a participação de alguns pilotos profissionais da categoria para amenizar a falta de corridas reais durante a pandemia de coronavírus. As corridas virtuais serão disputadas nas datas de todos as corridas adiadas/canceladas, começando neste fim de semana com o GP Virtual do Barein.
A primeira corrida terá alguns dos atuais pilotos de F1 disputando com outros competidores a serem anunciados. Por questões de segurança dos participantes, cada piloto participará da corrida remotamente, com uma transmissão ao vivo da Gfinity eSports Arena, em Londres.
– Estamos muito satisfeitos por poder trazer algum alívio leve na forma do F1 Esports Virtual GP, nesses tempos imprevisíveis, pois esperamos entreter os fãs que não participam da ação esportiva regular. Com todas as principais ligas esportivas do mundo incapazes de competir, é um ótimo momento para destacar os benefícios do eSports e a incrível habilidade que está sendo exibida.
O campeonato virtual usará o videogame oficial para computador F1 2019, desenvolvido pela Codemasters. A corrida virtual na pista de Sakhir terá 50% da distância original de um GP, com 28 voltas. A transmissão será disponibilizada nos canais oficiais da Fórmula 1 nas redes sociais, com duração de 1h30. Haverá um período de classificação para definir o grid de largada.
Para aumentar o equilíbrio entre os participantes, devido à grande discrepância nos níveis de habilidade entre os pilotos, as configurações do jogo terão desempenho igual dos carros, com regulagens fixas, danos reduzidos nos carros, além de freios ABS e controle de tração opcionais para os menos familiarizados com o jogo.
O calendário da Fórmula 1 em 2020 sofreu impactos severos devido à pandemia de Covid-19. Os GPs da Austrália e Mônaco foram cancelados, enquanto as corridas de Barein, Vietnã, China, Holanda e Espanha estão adiadas. Além disso, o novo regulamento da categoria, previsto para ser implantado em 2021, passou para a temporada 2022.
Max e Lando costumam jogar
Dos 20 pilotos atuais da Fórmula 1, dois costumam participar ativamente de campeonatos virtuais e são considerados prováveis participantes da série oficial da Fórmula 1: Lando Norris e Max Verstappen.
Com GE