Um protetor facial para profissionais da saúde que trabalham diretamente com pacientes que apresentam sintomas do novo coronavírus foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). De acordo com o Nutes, o protetor foi desenvolvido em laboratório e será distribuído gratuitamente.
Segundo o núcleo, a iniciativa tem o objetivo de colaborar com os órgãos de saúde neste momento em que todo mundo está na luta contra o novo corona vírus. O protetor facial será distribuído aos profissionais dos hospitais que preencheram um cadastro anteriormente. Entre as informações solicitadas está o número de profissionais de saúde da UTI que lidam diretamente com pacientes acometidos pelo Covid-19.
O protetor facial foi desenvolvido pelo engenheiro Rodolfo Castelo Branco, que é coordenador técnico, e pela coordenadora do laboratório, Yasmyne Martins. Ele deve ser usado para a proteção das máscaras. “Com esse protetor os profissionais de saúde poderão usar as máscaras N95 por mais tempo na luta contra o Covid-19, pois vai funcionar como um protetor destas máscaras, que já começam a faltar no mercado”, afirmou Yasmyne Martins.