O deputado federal Ruy Carneiro apresentou um projeto de decreto legislativo defendendo o corte de 50% nos salários de deputados federais e senadores, durante três meses, devido ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. No entanto, antes mesmo de a medida ser aprovada no Congresso, o parlamentar já destinou metade do salário dele para uma instituição de saúde.
O Hospital Padre Zé, que desenvolve um amplo trabalho de atendimento às famílias mais pobres de João Pessoa e da Paraíba, foi escolhido por Ruy para receber a doação. Segundo ele, é importante que toda a Câmara e o Senado façam o mesmo para ampliar os investimentos necessários à rede pública de saúde neste momento de crise.
“Todo investimento que a gente faça neste momento representa muitas vidas salvas. Seria possível dispor de R$ 30 milhões com os 50% dos salários pagos aos membros do Congresso Nacional. E, se as Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais também adotassem tal medida, poderíamos fazer ainda mais para combater o coronavírus”, enfatizou Ruy.
O valor destinado por Ruy Carneiro, de R$ 12,4 mil, será utilizado na campanha de alimentação das pessoas em situação de rua. Segundo o Padre Egídio, presidente do Hospital Padre Zé, “ações como esta têm possibilitado o prosseguimento do trabalho desenvolvido pela instituição, que tem por objetivo amenizar a dor e o sofrimento dos mais necessitados”.
O momento é de dar exemplos, acrescentou o deputado. “Muitas pessoas, muitos trabalhadores e também as empresas terão perdas neste período de crise. Então, nós, parlamentares e gestores públicos, precisamos dar o exemplo, dando forças a todos para que possamos sair, juntos, deste momento difícil”, arrematou.
Portal Correio