O Ministério da Saúde distribuiu 1.261.097 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a Paraíba para a proteção aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfretamento à Covid-19. A oitava etapa de distribuição destes materiais pelo Ministério da Saúde foi encerrada na última semana, quando foram entregues novos 4 milhões de itens, como máscaras, luvas e aventais.
Ao todo, foram distribuídos pelo Ministério da Saúde 9,2 mil litros de álcool, 33,7 mil de aventais, 442,7 mil de luvas, 40,4 mil máscaras N95, 470 mil máscaras cirúrgicas, 1,5 mil óculos de proteção, 4,4 mil sapatilhas, 257 mil toucas e 2 mil protetores faciais. Os materiais são distribuídos para as Secretarias Estaduais de Saúde, que definem quais são os serviços de saúde que vão recebê-los, a partir de um planejamento local.
A compra de Equipamentos de Proteção Individual é de responsabilidade dos estados e municípios. Devido à escassez mundial do produto neste cenário de emergência em saúde pública por conta da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde utilizou o seu poder de compra para fazer as aquisições em apoio aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). E, assim, fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento à doença em todos os estados do país.
Com a gradativa normalização dos mercados, a expectativa é que os gestores locais consigam novamente abastecer seus estoques com recursos que já são repassados pelo governo federal, além dos próprios.
Os Equipamentos de Proteção Individual são usados por profissionais de saúde que prestam assistência ao paciente, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além da equipe de suporte que, eventualmente, precisar entrar no quarto, enfermaria ou área de isolamento. São de uso individual e se destinam a proteger estes profissionais de possíveis riscos de contágios.
A população pode acompanhar a quantidade disponibilizada em cada estado. Para isso, o Ministério da Saúde lançou um painel online para acompanhamento da quantidade de leitos e insumos, como testes, máscaras, luvas, entre outros, disponibilizados em cada estado. O objetivo é informar à população sobre tudo o que foi comprado ou doado e distribuído para o enfrentamento da pandemia pela Covid-19.
Jornal da Paraíba