A torcida do Vasco, mais uma vez, respondeu. De forma antecipada, 7,4 mil sócios decidiram renovar os planos promocionais contratados ao final do ano passado. Trata-se do atendimento ao pedido do clube e do entendimento de que a receita é fundamental ainda mais em plena pandemia do novo coronavírus.
Foi em 24 de abril que a direção vascaína anunciou as regras para a renovação. Desde então, ações de estímulo foram desenvolvidas, como o recente vídeo produzido pela VascoTV. O foco era sensibilizar os 150 mil torcedores que se inscreveram no Sócio Gigante na época do oferecimento do desconto de 50% por seis meses.
Conforme a maior parte dos contratos assinados, a promoção acabou no domingo, dia 24 de maio. Na parcial das 23h, o balanço interno indicou que 7,4 mil pessoas optaram pela renovação antecipada. Deste total, 30% delas escolheram a opção sem benefícios, ou seja, decidiram pagar o valor integral, o que indica o entendimento de ajudar o clube. A decisão foi tomada apensar da retração no cenário econômico brasileiro e sem a perspectiva da retomada de jogos.
O Vasco, desde que alcançou 185.404 associados em dezembro, atingindo o posto de maior programa na América do Sul, tem visto o quadro ser reduzido. Fechou o mês de abril, por exemplo, com 176.190. No domingo, a conta estava em 175.302. Atualmente, a receita total é de cerca de R$ 4 milhões.
Desconto nas renovações
Para estimular a renovação antecipada, o Vasco ofereceu quatro opções, duas delas com com meses grátis, ou seja, manutenção de preço promocional. Eram assim:
- Renovar por seis meses.
- Renovar por seis meses com extensão de dois meses grátis (período sem jogos por causa da Covid-19).
- Renovar por um ano.
- Renovar por um ano com extensão de três meses grátis (período sem jogos por causa da Covid-19).
Financiamento da base e doações
Houve também mudanças no uso do dinheiro arrecadado. A partir de junho, o valor oriundo do plano “De Norte a Sul” (destinado a quem não mora no Rio) será totalmente direcionado a financiar as categorias de base. A atual mensalidade custa a R$ 14,98, e o cadastro indica que há 30 mil associados nessa modalidade. Uma arrecadação de aproximadamente R$ 450 mil por mês.
O Vasco decidiu ainda que 20% do arrecadado anualmente com a modalidade “Camisas Negras” (a opção popular) será doado a uma instituição social. Em 2019, o valor chegou a R$ 110 mil, que serão destinados ao Instituto Nacional do Câncer (INCA).