O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) divulgou nesta segunda-feira (25) uma nota cobrando do Governo do Estado a entrega de 520 leitos para o tratamento da Covid-19, sendo 143 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 377 leitos de enfermaria. Segundo a Secretaria de Saúde, os leitos serão entregues de acordo com o plano de contingência elaborado pelo órgão.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, os leitos estão sendo entregues de acordo com o plano de contingência, onde foram formadas oito etapas, com 30 leitos de enfermaria e 10 de UTIs, que são disponibilizados a partir da demanda dos hospitais públicos.
Em nota, o CRM-PB disse que 404 leitos de UTI prometidos, foram entregues 261, restando ainda 143 a serem instalados. Atualmente, a taxa de ocupação dessas unidades, conforme dados da Plataforma Gestão de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados neste domingo (24), é de 71%.
Já quantidade de leitos de enfermarias instalados nos hospitais públicos é de 532, mas a previsão era de 909. Faltando ser instalados 377 novos leitos de enfermaria no estado.
Segundo Geraldo Medeiros, a SES está atuando dentro do planejamento. O secretário também disse que há uma carência de médicos na Paraíba e que “seria importante o CRM colaborar com a secretaria e realizar uma campanha para que os médicos se habilitassem a trabalhar em UTIs de Covid-19 e enfermarias”.
Ainda na nota, o presidente do CRM-PB Roberto Magliano declarou que o Conselho está treinando os médicos que estão na linha de frente contra a Covid-19, além de visitar unidades de saúde para verificar o fornecimento de EPIs e quantidade de leitos e respiradores e dialogar com os gestores e Ministério Público.
Jornal da Paraíba