O lateral-direito Vinícius Tobias começa a trilhar uma carreira de sucesso no Inter. Destaque do Brasil no Sul-Americano sub-15 de 2019, o jovem de 16 anos já atrai os olhares dos gigantes Real Madrid e Bayern de Munique. Mas o clube se protege da cobiça europeia e acertou o primeiro contrato profissional com a joia, que agora tem multa para tirá-lo do Beira-Rio de 60 milhões de euros (R$ 359,42 milhões).
Em dezembro de 2019, a seleção brasileira sub-15 foi campeã do Sul-Americano da categoria após vencer a Argentina nos pênaltis. No tempo normal, foi Vinícius quem balançou as redes, também em uma penalidade, no empate em 1 a 1.
O ímpeto ofensivo e as atuações no torneio no Paraguai despertaram a cobiça do Velho Continente. O representante do jogador, Augusto Nogueira, garante que não houve propostas, mas admite maior visibilidade a partir de seu desempenho.
A revista espanhola Don Balón publicou: “o conjunto paulista (sic) o avaliou em cerca de 15 milhões de euros (R$ 90 millhões), valor que Madrid estava considerando desembolsar, para que ele se juntasse após duas temporadas, quando completar 18 anos. Mas será o Bayern de Munique que conseguirá os serviços de Vinícius, desde que deixou sua contratação nos trilhos, o que pode ser oficial em pouco tempo”.
O discurso remete à proibição dos clubes negociarem jogadores com menos de 18 anos para fora do país. Enquanto não pode transferir-se, Vinícius Tobias já assinou o primeiro contrato profissional com o Inter. Ao completar 16 anos em 23 de fevereiro, acertou o vínculo por três temporadas.
Vinícius atua no sub-17, uma categoria acima de sua idade. A ideia é que ganhe lastro e confirme suas virtudes para um dia chegar ao profissional a ponto de assumir a lateral direita. Até para ser mais valorizado em caso de venda futura, o que ajudaria o caixa colorado.
A base, aliás, tem chamado a atenção de Eduardo Coudet. O argentino participou de uma palestra com os profissionais que lapidam os garotos do Inter na semana passada e mostrou conhecimento sobre os meninos.
O treinador já pinçou os garotos Carlos Eduardo, Pedro Henrique, Bruno Praxedes e João Peglow, além das chances a Roberto e Johnny, que já frequentavam o grupo principal.