A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) resolveu prorrogar para até a quinta-feira (4) o prazo para as matrículas em componentes curriculares e extracurriculares do calendário acadêmico suplementar com aulas remotas. A decisão se deu após o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) apresentar instabilidade e sair do ar nesta segunda-feira (1º), primeiro dia de matrículas.
Alunos da instituição apresentaram dificuldades em acessar o sistema e, por meio das redes sociais, a UFPB informou que suspendeu temporariamente as matrículas nesta segunda-feira. Em nota publicada às 21h15, a UFPB informou que as matrículas vão ser reabertas na terça-feira (2), às 10h.
“Pedimos desculpas pelo transtorno. As solicitações de matrículas já realizadas não serão canceladas”, disse a pró-reitora de graduação Ariane Sá. Inicialmente, o prazo de matrículas seria até a quarta-feira (3).
No dia 18 de maio, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB (Consepe) decidiu ofertar componentes curriculares e extracurriculares em atividades de ensino e de aprendizagem remotas durante a quarentena da Covid-19.
A medida vale para calouros e veteranos de cursos de graduação nos quatro campi da instituição. Ela é opcional e, quem decidir se matricular, pode trancar a atividade até o limite de % do curso ofertado. A frequência mínima é de 75% da carga horária de cada curso.
As atividades do calendário suplementar não serão obrigatórias para os alunos e professores, e serão realizadas entre os dias 8 de junho e 14 de agosto. A colação de grau de concluintes está prevista para o período de 17 a 28 de agosto. Ainda não há previsão de início do semestre letivo 2020.1 para os cursos de graduação, sejam na modalidade presencial ou ensino à distância.
De acordo com a UFPB, as plataformas digitais a serem utilizadas para as atividades são a turma virtual do Sigaa e o Moodle classes da UFPB. Mas também poderão ser utilizados, por exemplo, Google classroom, Canvas, mídias sociais, Whatsapp, Facebook e Instagram, desde que o docente se responsabilize pelo cadastro dos discentes e por alimentar os dados no Sigaa.