Na manhã desta quinta-feira (08), agentes de vigilância sanitária do município de Belém, paralisaram as atividades para realizar uma manifestação e cobrar a aprovação do Projeto de Lei 1126/2021, de autoria do Deputado Federal Wilson Santiago, que prevê a equiparação das atividades e do piso salarial dos agentes de vigilância sanitária. A mobilização aconteceu em todo o país.
O projeto propõe também a alteração da Lei nº 11.350/2006 que passa a determinar que o trabalho dos agentes de vigilância sanitária faça parte da Estratégia da Saúde da Família, sendo a atividade gerida pelo Sistema Único de Saúde. Somente na Paraíba, atuam mais de 1 mil agentes de vigilância sanitária.
Os profissionais da categoria realizaram o protesto em frente à sede da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, sediada na cidade de Guarabira. Os agentes também reivindicam melhorias nas condições de trabalho e redução na jornada de trabalho.
O protesto foi mobilizado pelo Sindicato dos Inspetores Sanitários, Fiscais e Trabalhadores em Vigilância Sanitária no Estado da Paraíba (SINDIVISA-PB) e tem como objetivo sensibilizar as autoridades competentes para o atendimento da pauta das reivindicações da categoria.