Um estudo revelou que a colchicina, medicamento usado no tratamento de ‘gota’ – doença causada pelo aumento do ácido úrico no sangue – pode acelerar a recuperação de pacientes com covid-19, inclusive ajudar a infecção pulmonar causada pelo vírus. A análise foi feita pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
Renê Oliveira coordenou o estudo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e relatou a conclusão. “Voluntários tratados com o fármaco ficaram livres da suplementação de oxigênio, em média, três dias antes do que os pacientes que receberam apenas o protocolo terapêutico padrão do hospital. Além disso, puderam voltar para casa mais cedo”, disse.
Durante o estudo, 35 pessoas foram analisadas enquanto estavam internadas: 18 receberam placebo e 17 a substância e aqueles que a colchicina foi administrada tiveram diminuição no tempo do uso de respirador, redução no período de internação e diminuição das taxas de proteína C, molécula que marca a inflamação no organismo.