A melhor campanha. O melhor ataque. A melhor defesa. A única com 100% de aproveitamento. Não foi em vão que a primeira seleção sul-americana classificada para as Olimpíadas foi a Argentina. A Albiceleste suportou a pressão da Colômbia no fim, venceu por 2 a 1 e se garantiu em Tóquio e o título do Pré-Olímpico com uma rodada de antecedência.
A Argentina chegou aos seis pontos e não pode mais ser alcançada por nenhuma outra equipe do Quadrangular Final. O Brasil é o segundo, com dois pontos, e foi beneficiado com o resultado. Pode se garantir nos Jogos Olímpicos até com um empate diante dos argentinos no domingo, rodada final do torneio. Uruguai e Colômbia vêm em seguida, com um ponto cada, e se enfrentam no último jogo.
A Argentina construiu sua vitória no segundo tempo. Aos 15 minutos, o meia Urzi acertou um lindo chute de fora da área, do lado esquerdo, no ângulo direito de Ruíz. Pouco depois, o zagueiro e capitão da equipe, Nehuen Pérez aproveitou cobrança de escanteio de Álvarez e cabeceou para o gol.
A Colômbia reagiu. Aos 21 minutos, Cetré cobrou pênalti e diminuiu para os donos da casa. Na saída de bola, a Argentina foi ao ataque e, em uma disputa de bola dentro da área, Urzi se irritou com Ditta e lhe deu um pontapé. Levou o vermelho direto e deixou a Albiceleste com um a menos.
A Colômbia pressionou. Ocupou a área rival, criou algumas chances e, nos três minutos finais, o goleiro Ruíz se mandou para o ataque. Mas não foi o suficiente. A Argentina se segurou e garantiu a vitória e a vaga nos Jogos.
Argentina é 13ª classificada
A Argentina é a 13ª seleção classificada para a disputa do ouro no futebol masculino das Olimpíadas de Tóquio. Ao todo, 16 países irão para o torneio. Os argentinos avançaram para sua nona participação na competição. A Albiceleste é bicampeã olímpica: conquistou a medalha dourada em 2004 e 2008. Veja as outras equipes que garantiram suas vagas
País sede: Japão
Europa: Alemanha, Espanha, França e Romênia
Oceania: Nova Zelândia
África: Costa do Marfim, Egito e África do Sul
Ásia: Arábia Suadita, Coreia do Sul e Austrália (é vinculada à Confederação Asiática de Futebol)
América do Sul: Argentina