Uma audiência pública aconteceu nesta quinta-feira (6), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para discutir o abandono de animais dentro da instituição. A audiência foi realizada no Centro de Ciências e Saúde (CCS) da universidade. Mais de 400 animais já foram deixados na UFPB, entre eles 430 gatos e 30 cachorros, segundo a Comissão de Direito e Bem-Estar Animal da UFPB.
De acordo com o presidente da comissão, Francisco Garcia, o objetivo da audiência é conseguir o compromisso da instituição na implementação de políticas públicas e educativas de saúde humana e animal, devido à quantidade de animais abandonados na universidade e de alguns deles serem portadores de doenças como esporotricose e Leishmaniose.
Ainda segundo o presidente da comissão, entre as pautas apresentadas está a possibilidade de conseguir o compromisso da vice-reitoria em se responsabilizar para promover essas medidas, assim como a utilização dos canais midiáticos da UFPB para que sejam divulgadas campanhas educativas voltadas para os animais. Além de buscar a instalação de câmeras que devem funcionar em todo o campus para identificar abandonos.
Francisco Garcia enfatizou ainda sobre a penalidade para quem pratica o abandono de animais, ele disse que quem comete esse crime pode ser preso por praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais e a pena pode levar a prisão de três meses a um ano e multa. A audiência tratou ainda sobre a necessidade da UFPB oferecer oferecer um local onde os animais possam ficar após passar por cirurgia de castração no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses.
Jornal da Paraíba