O deputado Wilson Filho (Republicanos) disse, nesta segunda-feira (21), em entrevista exclusiva à CBN Paraíba, que vai tentar unificar o grupo para evitar disputas internas na base pelo comando da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nos próximos dois anos. “Seria extraordinário se a base pudesse se unir e unificar em um nome apenas a sua representação”, defendeu.
Atual líder do governo João Azevêdo na Casa, o parlamentar é um dos mais cotados para a vaga, embora enfrente resistência, como as candidaturas do correligionário Branco Mendes (Republicanos), que já disse que não abre mão de concorrer ao cargo, e aliados como Eduardo Carneiro (SD) e Tião Gomes (PSB).
Wilson Filho afirmou que as pretensões dos outros postulantes à presidência da ALPB são legítimas, que Branco Mendes ou qualquer outro candidato não deve ter seus sonhos despercebidos ou desrespeitados, mas defendeu que o momento é de buscar um consenso e que esse trabalho será feito no convencimento, respeitando os concorrentes.
A expectativa do líder do governo é que o governador João Azevêdo (PSB), que controla 22 deputados em sua base aliada, participe ativamente para unificar o grupo. “Buscarei convencer a todos e acredito que o governador participará. Obviamente, ele não vota, ele irá projetar parceiras, palavras dadas, e nós continuaremos a conversar”, comentou.
Em tom de campanha, assim como Branco Mendes, Wilson Filho também destacou seu currículo. Lembrou que foi coordenador da bancada federal no período em que atuou como deputado federal e assumiu a liderança do governo na ALPB em seu segundo mandato.
Missões que precisavam ser exercidas por alguém com perfil conciliador, dedicado. A gente abraça a missão, se dedica para cumpri-la sem passar por cima de ninguém (…) Tem uma palavra que não se conquista comprando na feira que é a credibilidade”, enfatizou.
Eleição de Galdino
Caso seja eleito presidente, Wilson Filho afirmou que irá convocar a antecipação da eleição da Mesa Diretora da ALPB para o segundo biênio. O nome do atual presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), para os dois últimos anos (20225/2026) é dada como certa. A vaga tem uma importância a mais pela possibilidade de o eleito assumir o comando do governo no último semestre, em um eventual afastamento do governador João Azevêdo (PSB) e do vice, Lucas Ribeiro (PP), para a disputa eleitoral.
O deputado defendeu que antes mesmo dele chegar à ALPB já havia a tradição da eleição da Mesa Diretora nos dois biênios e que isso será mantido na próxima legislatura. “Para o segundo biênio está cotado o deputado Adriano Galdino, que tem o meu respeito, a minha consideração, e que tenho certeza que também está na ativa em busca do convencimento dos deputados”, disse.
Confira a entrevista completa à CBN Paraíba:
Com informações do Conversa Política