BELÉM: Pedro Matias comenta sobre as eleições de 2024

Pedro Matias, que é belenense e Dirigente Estadual do Partido dos Trabalhadores, atualmente está Secretário Executivo de Juventude no Governo da Paraíba. Proeminente na política do brejo paraibano, está inserido nos bastidores políticos da cidade de Belém. Em entrevista, o agente político respondeu aos pertinentes questionamentos da nossa redação.

Confira a entrevista a seguir:

Vamos direto ao ponto! Este é um ano eleitoral, sobretudo, um período de avaliação das gestões que estão em exercício. Como você avalia a atual administração de Belém?

“Em Belém, temos uma gestão liderada por uma pessoa de histórico autoritário, totalmente desconectada dos anseios do povo, ou seja, uma gestão que serve a interesses que não provém das camadas populares de Belém.

O que difere daquilo que costumo dizer, e é até repetitivo: que política é a arte de ouvir as demandas do povo, e a razão de ser da gestão é cuidar das pessoas; temos visto isso na prática no Governo do Estado, liderado por João Azevedo”.

A cidade de Belém tem acompanhado as movimentações dos agentes políticos neste período pré-eleitoral e as pessoas comentam sobrem bastidores. Qual linha que você tem adotado neste cenário de articulações política?

“Tenho acompanhado as movimentações, e reafirmo o entendimento que é preciso construir uma alternativa unificada para enfrentar os desmandos da gestão de Aline. A oposição de Belém, no meu ver, precisa sair unificada para vencer as eleições!”.

Quais as prioridades do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2024 no município de Belém?

“O PT tem como prioridade retornar à Câmara Municipal, temos trabalhado fortemente para atingir esse objetivo”.

Suas movimentações políticas têm sido discutidas com outros setores do Governo do Estado?

“Certamente, temos mantido conversas constantes com o núcleo político do Governo, assim como, com o Governador, não apenas sobre Belém, mas em outras cidades do estado, afinal, o PT tem interesses políticos no estado inteiro”.

A pergunta que não quer calar, Pedro Matias será candidato a algum dos cargos em disputa nas eleições municipais de Belém em 2024?

“Não tenho buscado figurar enquanto candidato nessa disputa, evidentemente que faço parte do projeto político do PT em nível local e estadual, enquanto pessoa de partido não posso me furtar caso seja demandado pelo nosso grupo, mas não tenho feito movimentações para tal, ao menos nessas eleições”.

Sobre os nomes para candidatura a chefia do Poder Executivo de Belém, quais os critérios que você avalia necessários para escolha do candidato da oposição?

“Acredito que a oposição tem excelentes nomes colocados nessa disputa, tenho conversado com todos os grupos de oposição, fazendo a expressa defesa da unidade política. Nós precisamos criar canais de diálogo entre os agentes da oposição, e chegar em um entendimento comum de composição política”.

Você, em particular, defende algum agente político em específico para ocupar este posto?

“Defendo a unidade!”.

Gostaríamos que você deixasse uma mensagem para o povo de Belém para este importante pleito que se avizinha!

“Belém tem a chance de derrotar nessas eleições um projeto político pessoal de poder, que está sendo simbolizado na pessoa de Aline e parte de seus apoiadores. Acho que devemos isso a cidade, excluir da política quem trata a coisa pública como se fosse privada”.