Estudantes universitários da cidade de Belém, município localizado no Agreste paraibano, vem sofrendo com a falta de transporte escolar para se deslocarem até as suas respectivas universidades.
De acordo com os estudantes, a Prefeitura Municipal de Belém vem se negando ofertar o transporte escolar aos alunos que estudam em universidades das cidades de Mamanguape e na Grande João Pessoa.
O debate chegou até a Casa José Adauto Pessoa e, durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (07), o vereador Xavier Netto se posicionou sobre a situação que os universitários vêm enfrentando.
De acordo com o vereador Xavier Neto, estudantes estaria transferindo o domicílio eleitoral para a cidade de Guarabira, para que assim possam ter acesso ao transporte público do município.
“Educação é um investimento, tivemos outras gestões que investiam na educação do nosso município ampliando o transporte escolar. Já na atual administração estudante estão tendo que transferir o domicílio eleitoral para Guarabira para ter o direito ao transporte pelo município de Guarabira, aí vem dizer que a prefeitura não ter condições, é brincar com essa Casa e com os estudantes”, disse o vereador.
Conforme o estudante de direito, Nielson Victor, alguns estudantes já foram reprovados e perderam o semestre pela falta de transporte escolar.
“Nós não somos prioridade. Temos colegas que já perderam o semestre, foram reprovados. A gente tenta entrar em contato com a gestão municipal, mas colocam muito empecilhos, dificilmente nos respondem”, destacou.
O estudante destacou ainda que um ofício já foi enviado a Casa José Adauto Pessoa para que problemática seja resolvida. O estudante afirmou ainda que se o problema não for resolvido muitos estudantes podem perder os cursos.