Campinense bate o Treze, assume liderança do Grupo B do Paraibano e complica a vida do Galo no estadual

A noite desta quarta-feira (16) foi de Clássico dos Maiorais no gramado do Estádio Amigão, em Campina Grande. Em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Paraibano Pixbet 2022, Treze e Campinense mediram forças buscando chegar mais perto do topo da tabela. Ao fim dos 90 minutos de um jogo truncado e repleto de faltas e cartões, melhor para a Raposa, que venceu o Galo por 1 a 0, com gol do artilheiro Olávio, e assumiu a liderança do Grupo B do estadual.

O primeiro tempo foi pegado, mas com as equipes se alternando na criação de jogadas de ataque. A primeira chance da partida foi aos 15 minutos, quando Filipinho, na direita, cruzou a bola buscando Olávio dentro da área e obrigou Luciano Alves a se esticar e impedir que a bola chegasse no camisa 9 raposeiro. Não querendo ficar atrás, o Treze até tentou trabalhar a bola, mas sequer chegou perto de oferecer perigo ao gol de Mauro Iguatu, que pouco precisou trabalhar.

O primeiro (e único) gol da Raposa saiu aos 25 do primeiro tempo. Na jogada iniciada por Mauro Iguatu, Filipinho achou Emerson em uma bola primorosa na ponta esquerda. O camisa 11 raposeiro deu um chapéu em Ramon e a bola sobrou limpa para Olávio estufar as redes de Luciano Alves. O Galo da Borborema aparentou sentir o gol, uma vez que poucos minutos depois, em mais uma bola esticada, Olávio ganhou no corpo e na velocidade da defesa trezeana e chutou forte. A bola caprichosamente foi para fora, tirando tinta da trave esquerda do goleiro do Treze. Sendo esse o último grande lance da etapa inicial.

Com as equipes precisando do resultado, os últimos 45 minutos não foram de fortes emoções ao torcedor de Galo e Raposa. Isso porque apesar da alternância na posse de bola, poucos espaços foram deixados por ambos os lados. Aos nove minutos da segunda etapa, o tempo fechou após Filipe Ramon ser atingido com falta, marcada pela árbitra Ruthyanna Camila. No lance, todos os atletas e alguns membros da comissão técnica dos clubes entraram em campo e a partida ficou paralisada por mais de seis minutos.

A partir daí, inclusive,o Clássico dos Maiorais ficou marcado pelo excesso de vontade do que pelas chances de gol. Aos 23 minutos o zagueiro Christian, do Campinense, foi expulso após falta dura em Renato Conceição e, na sequência, um show de cartões e pouco futebol se estenderam até o fim da partida, que terminou com a 112ª vitória raposeira contra o maior rival.

Com a vitória no Clássico dos Maiorais, o Campinense vai a 10 pontos e assume a liderança do Grupo B do Campeonato Paraibano. A Raposa tem a mesma pontuação do Nacional de Patos, no entanto, tem dois jogos a menos que o Canário do Sertão.

Já o Treze estaciona na quarta posição, com seis pontos conquistados, e fica fora da zona de classificação à próxima fase do estadual, uma vez que o CSP, com sete, é a equipe que ocupa hoje a terceira colocação da chave.

Após o clássico desta quarta, o Treze volta a campo apenas no próximo dia 26 de março, quando vai até João Pessoa encarar o CSP em um confronto direto por uma vaga na próxima fase do estadual. Já o Campinense joga no próximo sábado, quando, ainda no Estádio Amigão, vai receber o Ceará, sem mais chances de classificação, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.