Caravana Interatos chega a Solânea, PB, com oficina e espetáculo de dança

Depois de passar pelos municípios de Pedras de Fogo e Duas Estradas, a programação da Caravana Interatos chega a mais uma cidade paraibana nesta semana. A próxima parada é no município de Solânea, que receberá a oficina ‘Técnicas de quadril na dança do ventre’, ministrada por Thaismary Ribeiro e o espetáculo ‘O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis’, com o Coletivo Tribo Éthnos.

A programação é completamente gratuita (realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc).

A oficina será realizada nesta quinta (28) e sexta (29), sempre às 17h, no Teatro Municipal Jacob Soares, em Solânea. A oferta é de 20 vagas e as inscrições são feitas online (https://forms.gle/nt1MwcoYMKhCYP3S9) ou presencialmente, no local das aulas.

Já o espetáculo do Coletivo Tribo Éthnos será apresentado no sábado, no Teatro Municipal, a partir das 19h.

Os artistas participantes foram selecionados por meio de edital. A primeira parada da Caravana foi no município de Pedras de Fogo, que recebeu duas atividades de dança. Até a 2 de julho a Caravana leva espetáculos e oficinas aos municípios de Duas Estradas, Solânea, São Mamede, Monte Horebe, Poço Danças, Serra Grande, Esperança, Monteiro, Ouro Velho, São João do Rio do Peixe e Baía da Traição.

Técnicas de quadril na Dança do Ventre – (com Thaismary Ribeiro) – A oficina tem o objetivo de desenvolver a consciência corporal, especialmente do quadril, dos músculos que constituem o assoalho pélvico e expandir o repertório técnico de movimentos nessa região através da Dança do ventre. As aulas vão abordar a historicidade e os benefícios da dança do ventre; técnicas de quadril para maior consciência da musculatura pélvica e desenvolvimento da criatividade no momento da improvisação.

Thaismary Ribeiro é dançarina e pesquisadora de Dança do Ventre formada com importantes nomes deste segmento tais como Mahaila el Helwa, Tarik e Fernanda Guerreiro, Raquia Hassan, Jade el Jabel, Ângela Cheirosa, Kilma Farias, entre outros.

É passista de Frevo e brincante de outras manifestações tradicionais. Com vasta experiência como criadora-intérprete e professora, também nestas áreas. Thaismary é bacharela em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba e Licencianda no curso de Dança na mesma instituição. Foi contemplada com o prêmio João Balula em 2020 e 2021. Integrou a Companhia Fuá de Terreiro participando em diversas temporadas de apresentação do espetáculo Baile Muderno.

O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis (com Coletivo Tribo Éthnos) –  Uma jornada de Mundos Possíveis anuncia duas vias, da resolução e do Caos. Quais dos mundos escolheremos? Escolheremos a redenção e as forças criativas e construtivas e com isso o abraço do futuro em luz? Escolheremos a condenação e a destruição levadas adiante pela força violenta do caos que habita em nós? Aqui começa a jornada de Mundos Possíveis, estes mundos que se anunciam para todos nós. | Ficha Técnica:  “O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis” | Direção, concepção, criação de figurino: Vant Vaz | Dançam: Ayleen Vant, Karla Oliveira e Vant Vaz | Iluminação: Sabrina Amaral | Operação de Som: Izzah Ribeiro | Cobertura videográfica e fotos: Matheus Albuquerque | Textos e locuções: Vant Vaz | Confecção de figurino: Diacui Figueiredo | Trilha Sonora: Coletivo Tribo Éthnos, Hammock e Max Richter | Fotos: Izzah Ribeiro, Anderson Martins e Magno Virgínio | Duração: 40 minutos | Classificação indicativa: Livre

Coletivo Tribo Éthnos – É um grupo artístico filosófico criado em março de 1990 em João Pessoa, por Valmir Vaz (Vant)  Fábio (Fbi) e  Alexandre Alex Almeida (Ruh Skjebne). Tem como expressões principais a música e a dança e se utiliza também de outras linguagens artísticas como artes gráficas, artes plásticas, literatura, fotografia, moda (indumentária) e quadrinhos, unindo as expressões da cultura local, ancestral e regional com elementos de outras culturas valendo-se das linguagens tradicionais em consonância com os movimentos contemporâneos. É assim que desenvolve e apresenta seus trabalhos que são geralmente multi e interdisciplinares e, sobretudo, multiestéticos, privilegiando vários estilos musicais e diversas escolas artísticas.

Da música às outras expressões, seu estilo pessoal é calcado na mistura, ‘mestiçagem’, sincretismo de múltiplas tendências de tempos, lugares e épocas diferentes. Tem como princípio ideológico a prática da inclusão e como ideal filosófico, o encontro entre culturas e raças dentro de um contexto humanista. Um de seus empreendimentos artísticos,  o projeto Berimbaobab, fez intercâmbio e residência artística com o Senegal, Gâmbia, Nigéria e França reunindo músicos e artistas da dança da Tribo, o músico paraibano Adeildo Vieira com artistas destas áreas nestes países e Berimbaobab Brasil que mantém a experiência nascida na residência com a participação de músicos locais.

Caravana Interatos – Solânea – 28 a 30 de abril

Oficina: Técnicas de quadril na Dança do Ventre com Thaismary Ribeiro

Local:  Teatro Municipal Jacob Soares – Solânea/PB

Data: 28 e 29 de abril

Horário: 17h

Público-alvo: Todas as pessoas a partir de 16 anos.

Número de vagas: 20

Inscrições presenciais – Teatro Municipal Jacob Soares – Diretoria Cultural: Terça a  quinta das 09h às 12h e das 15h às 17h

Link para inscrição online: https://forms.gle/nt1MwcoYMKhCYP3S9

Espetáculo:  O Preto e o Branco e a Jornada de Mundos Possíveis com Coletivo Tribo Éthnos

Local: Teatro Municipal Jacob Soares – Solânea/PB

Dia: 30/04/2022 – Sábado

Hora: 19h

Classificação indicativa: Livre