Cidade de Pirpirituba, PB, tem como atração maior o turismo religioso

Situado a 125 quilômetros de João Pessoa, o município de Pirpirituba, no Brejo paraibano que está inserido na Rota Cultural Raízes do Brejo, tem como maior atração, o turismo religioso. São diversas festas no segmento que atrai milhares de pessoas de várias cidades paraibanas.

A economia vem totalmente da agricultura. Para o coordenador de Cultura e Turismo da cidade, Masenildo Soares, Pirpirituba é a melhor porta de entrada para quem vai visitar a Cachoeira do Roncador. É lá que estão instaladas as lojas sede da premiada cachaça Serra Limpa. O município que tem 67 anos de emancipação, foi fundado no dia 4 de dezembro.

Pirpirituba é um município onde a maioria dos habitantes utiliza motos e bicicletas como meio de transporte. Os feriados que fazem parte do calendário cultural da cidade são os seguintes: Dia 20 de Janeiro (Dia de São Sebastião – Co-padroeiro do Município; dia 29 de Junho (Dia de São Pedro); dia 7 de Outubro (Dia de Nossa Senhora do Rosário – Padroeira do Município) e dia 4 de Dezembro (Emancipação Política). Nessas festas, a população comparece em massa.

“Em razão da pandemia do novo coronavírus, todas as comemorações festivas estão sendo adiadas, mas os pirpiritubenses, acreditam que o fim dessa pandemia esteja próximo, para poder realizar suas festas, principalmente as religiosas”, disse o coordenador de cultura da cidade.

Rota Cultural Raízes do Brejo

Pirpirituba está inserida na Rota Cultural Raízes do Brejo que integra nove municípios da região e ocorre no segundo semestre do ano. O evento agrega arte, gastronomia, cultura, história e música, oferecendo diferentes experiências para a população local e turistas. A Rota Cultural Raízes do Brejo conta com o apoio do Sebrae-PB e do Governo do Estado, por intermédio da PBTur. O evento desenvolve a economia criativa e na geração de emprego e renda. A Feira Municipal de Artesanato e Gastronomia (Femag) é um dos eventos mais importantes da cidade. O objetivo principal é o incentivo à produção artesanal e gastronômica do município. Acontece sempre no período de 22 a 24 de junho, data estratégica para valorização da cultura local e comemoração dos festejos juninos.

Festa do Rosário

A Festa do Rosário, realizada no mês de outubro é uma das mais tradicionais do turismo religioso da cidade. Ela acontece em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município de Pirpirituba. Após um período sem acontecer essa festa foi reinserida no calendário de eventos do município no ano de 2017, e desde então, se tornou a principal festa religiosa da cidade.

O evento tem grande importância histórica. Com a participação maciça de moradores e turistas, a Festa do Rosário promove a geração de renda e a circulação de dinheiro no comércio local, abrangendo a venda de mercadorias e contratação de serviços. Já a Festa de São José, realizada no bairro da Caixa D’água, tornouse com o tempo uma das maiores festas de bairro do estado da Paraíba. Ela atrai moradores de diversos municípios vizinhos a Pirpirituba e tem como foco principal, a valorização das tracionais festejos interioranos.

Esse evento acontece no bairro do Alto do Damião, e celebra o santo que leva seu nome. Pontos turísticos. Os principais pontos turísticos de Pirpirituba são a Capela Nossa Senhora de Fátima, a Área de Lazer Novo Horizonte, a Usina São Francisco, o Cruzeiro de Batista (Serra da Jurema), a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Festa do Mel

Festa do Mel O Fest Mel Pirpirituba (Festival do Mel de Pirpirituba). É um evento cultural que tem a função de promover a cultura da apicultura na região, bem como fomentar a geração de renda a novos empreendedores. O Fest Mel conta com palestras, oficinas, apresentações de trabalhos, visitas técnicas,passeios, concurso da “Princesa do Mel”, apresentações culturais, feira de artesanato, gastronomia especial e shows musicais. Se realiza sempre no último final de semana do mês de maio, com o apoio da Apismel e do Sebrae.

O município de Pirpirituba está localizado na microrregião de Guarabira, no Agreste paraibano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2019, sua população era estimada em 10.579 habitantes, numa área territorial de 79,8 quilômetros quadrados. O município se limita ao norte com Belém, ao sul com Guarabira, e Araçagi, a leste com Sertãozinho e oeste com Pilõezinhos, Borborema e Bananeiras. Pirpirituba é banhada por dois rios, o riacho do Padre – saída para Guarabira e o Rio Pirpirituba (Bananeiras) na saída para Belém