O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros informou, nesta segunda-feira (29), que sete casos suspeitos de lesões e coceiras na pele estão sendo analisados na Paraíba. Um surto foi registrado no Grande Recife, em Pernambuco.
“Alguns casos já foram notificados e estão sendo analisados para saber se são da mesma doença de Pernambuco ou não. Tem casos notificados, mas que ainda não foram confirmados”, afirmou o chefe da pasta estadual em entrevista à imprensa. Ele não revelou os municípios com os casos suspeitos.
“Esses casos são analisados e dependendo da análise é que se decide se é semelhante de Pernambuco ou não”, explicou.
Na última sexta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) emitiu nota técnica aos profissionais de saúde do Estado, alertando sobre a necessidade de notificar casos suspeitos de coceira.
O caso suspeito, conforme a SES, é de um indivíduo que, independentemente da idade, apareça com quadro de lesão cutânea e de prurido, acompanhado ou não de lesões na mucosa orofaríngea ou dor de garganta ou diarreia ou febre ou outro sintoma a partir de 01 de novembro de 2021.
A recomendação destaca que os profissionais devem notificar imediatamente, em até 24 horas a partir da suspeita inicial, todos os casos suspeitos à SES, através de preenchimento do formulário eletrônico.