A economia mundial está passando por um período de acomodação, impactada pelas mudanças que, segundo o professor Daniel Traço, tem como seus condutores a Globalização, a tecnologia e a sustentabilidade, cada uma promovendo desdobramentos que influenciaram a forma dos países se relacionarem, de gerir empresas e ate mesmo do cliente consumir produtos e serviços.
A Globalização, com a ascensão da economia asiática, em particular a chinesa, tem obrigado os governos e a própria Organização Mundial do comercial a refletir e buscar acórdãos que contemplem novos modelos econômicos, que envolvam, além do capitalismo de mercado, o capitalismo de estado, que são comuns nesses novos players de mercado.
A tecnologia tem promovido e irá continuar promovendo mudanças na concepção de produtos e serviços, influenciando o consumo, afetando a cultura das organizações e impulsionando a “humanização” das relações e da produção do ser humano.
As questões ambientais e de inclusão influenciará a definição de proposito tanto das empresas quando dos indivíduos, criando uma reverberação onde ambos se alimentarão das ações, proposições e comportamentos tanto de um quanto do outro.
De maneira objetiva, esses drivers de mudança influenciarão comportamentos, promoverão modificações na forma e nos meios de gestão e de se liderar pessoas, conduzindo a sociedade a uma reorganização de suas políticas públicas. Estejamos abertos a mudança.