O Peugeot 207, após seu lançamento europeu em 2006, deu as caras no mercado brasileiro em meados de 2008. A tentativa de montadora desde o início era fazer frente aos modelos da categoria que faziam mais sucesso no Brasil como os modelos do novo Gol e do Corsa. Projetado a partir de um desenho que alia beleza, economia e desempenho, o Peugeot 207 conseguiu abrir espaço no mercado brasileiro mesmo diante de algumas deficiências mecânicas. Apresentaremos a seguir uma breve avaliação técnica deste modelo levantando as principais vantagens e desvantagens na aquisição do mesmo.
Vantagens
Por ser um carro popular, num modelo de entrada, o Peugeot apresenta um bom acabamento com itens e equipamentos de boa qualidade, o que denota a particularidade da marca na boa produção de carros impactantes e excelentes acabamentos. A dirigibilidade permite que o motorista tenha uma experiência diferenciada quando se considera o parte de um carro de categoria popular. Esse modelo sai na frente quando se avalia a ergonomia e o conforto desenvolvidos pela Peuget que o colocam numa posição de destaque e preferência dos consumidores. Neste contexto, o carro costuma oferecer mais itens que os concorrentes oferecem nesta categoria como Computador de bordo de fácil leitura, controle do som na coluna de direção, comunicação bluetooth com aparelho celular para ligações e música, ar- condicionado com controle digital e sensor crepuscular e de chuva. Ainda pode se destacar luz interna automática, trava eletrônica das portas, retrovisores eficientes, boa visibilidade tanto no para-brisa quando nas laterais e retrovisor central , bons faróis e computador de bordo simples de entender, porém eficiente, com avisos em português além de inúmeros sinais sonoros responsáveis por te manter em alerta caso alguma porta aberta (com o veículo em movimento), caso a chave esteja na ignição ou caso o acendimento dos faróis ainda esteja ativo. Desta forma, Peugeot 207 desponta como um bom veículo de boa qualidade em relação ao seu custo x benefício que se torna superior aos outros modelos automotivos que podem ser adquiridos pelo mesmo preço. A valorização e sucesso do Peugeot se explica pelo seu conforto, dirigibilidade e desempenho. A estabilidade responde bem para o modelo garantindo que o carro se mantenha firme com segurança a medida que você vai alcançando altas velocidades, mesmo em manobras que exigem mais agência e cuidado com as nas curvas.
Desempenho
Considerar o desempenho de um modelo desse significa destacar um comportamento automotivo que surpreende os clientes. O desempenho é muito bom, responde bem as expectativas relacionadas ao motor 1.4, muito mais forte que outros motores que apresentam a mesma capacidade de combustível além de também apresentar bons engates. Quanto ao consumo, os modelos costumam fazer no perímetro urbano 7,6 km/l (álcool) / 9,9 km/l (gasolina) contra 10,6 km/l (álcool) / 13,8 km/l (gasolina) nas estradas. Vale destacar também as medidas deste modelo francês que apresentam dimensões comprimento de 3870 mm, largura de 1669 mm, altura de 1447 mm e entre-eixos de 1470 mm. Ainda vale lembrar que este modelo apresenta um alto índice de desvalorização no mercado de carros Okm aumentando a oferta de bons preços no mercado de revenda o que faz com que ele uma boa aceitação dentre os carros usados. Desta forma, a queda no preço novo deste modelo favorece aqueles que pretendem adquirir um carro usado. Para isso, consulte a tabela Fipe e compare os valores da categoria.
Desvantagens
Os pontos negativos do Peugeot apresentam-se como razoáveis, mas podem comprometer a escolha na hora da tomada de decisão sobre os modelos da mesma categoria e geração similar. Dentre eles podemos destacar: motor frágil do veículo que pode provocar alguns transtornos como o fato do óleo do motor acabar se misturando com o liquido de arrefecimento, e que pode impactar de forma significativa no super aquecimento do motor (isso antes do carro completar 100 mil rodados), custo elevado para o reparo (cerca de R$ 2.500 a R$ 4.000) dependendo da concessionária, preço elevados das peças, de novo, comparado a outros carros da mesma categoria, direção hidráulica relativamente dura e desconfortável, relativa fragilidade da suspensão, fator esse que agrava com falta de investimento do poder do público na melhoria da situação das nossas ruas e estradas. Uma das maiores reclamações dos clientes concentra-se em aspectos das dimensões do veículo que não garantem muito conforto e aproveitamento do veículo que conta com tanque de combustível com capacidade para 50 litros e o porta-malas com capacidade reduzida que abande somente 245 litros. A baixa durabilidade dos componentes do carro principalmente dos itens mecânicos contribui para que o cliente precise visitar o mecânico antes mesmo do que ele imaginava. Isto por sua vez desencadeia uma alta incidência de defeitos com um número de reclamações acima da média, haja vista que alguns clientes já registram necessidades de reparos com menos de um ano de uso.
Gostou do nosso artigo e gostaria de ficar informado sobre mais novidades? Então acesse as nossas redes e acompanhe nossas postagens.