Deputado Chió relata desafios e cobra incentivos para Arranjos Produtivos da Paraíba

Como membro da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Semiárido, o deputado estadual Chió (Rede/PB) participou de uma reunião ordinária na tarde desta quarta-feira (29), na sede da FIEP, em João Pessoa, com o objetivo de debater o Plano Estadual para o Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (PLANES/PB).

Na reunião, conduzida pela deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB), o deputado escutou os desafios e as sugestões de cada Arranjo Produtivo Local (APL) e conheceu o Plano proposto pela união dos representantes.

“Esse Plano é importantíssimo para Assembleia e para o Governo do Estado. Chega em uma hora essencial, que é a hora da retomada da economia. O que tem de pessoas desempregadas, passando fome, no subemprego é muito sério. Não existe um Plano de Desenvolvimento da Agricultura e outro da Indústria isolado, o que tem que existir é um Plano de Desenvolvimento de um Estado como está sendo proposto aqui, com o diálogo entre arranjos produtivos e a FIEP, por exemplo”, ressaltou Chió.

O parlamentar defendeu o fortalecimento das cooperativas e das APLs por meio do Estado, que detém o Orçamento e uma maior mobilização dos agricultores para cobrar dos deputados federais a destinação de emendas voltadas para os Arranjos Produtivos da Paraíba.

“O nosso papel enquanto Assembleia é fazer com que cheguem incentivos para cada arranjo produtivo, porque o crescimento de cada cooperativa faz crescer também outros milhares de agricultores. O papel do Desenvolvimento é do Estado, não existe desenvolvimento sem a força do Estado, que precisa chegar junto. Investindo, o Estado tem que colocar crianças para comer o mel de abelha, tomar o leite de cabra, comer o ovo de capoeira produzido na Paraíba, ajudando no sustento dos agricultores e promovendo segurança alimentar”, defendeu o parlamentar.

Sobre o PLANES/PB

O PLANES/PB é um projeto que é fruto da iniciativa de lideranças e expertises dos principais arranjos produtivos locais e respectivas cadeias produtivas agropecuárias do estado da Paraíba e com a efetiva participação de representantes da base produtiva (produtores familiares e suas entidades representativas).

Este movimento envolve nove arranjos produtivos, que, juntos, desenvolveram um documento norteador voltado para a realização de intervenções que venham a superar os principais problemas desses APLs, com foco na criação de um ambiente institucional saudável para o desenvolvimento do sistema produtivo agropecuário paraibano, através da inclusão socioprodutiva e da inovação para a geração de trabalho, emprego e renda.

Representando os setores estiveram presentes Adelaido de Araújo Pereira, representando o Grupo de Trabalho da Mandiocultura; Wendell José de Lima Melo, coordenador do APL da Avicultura Caipira; Tobias da Silveira Lopes, coordenador do APL da Abacaxicultura; João Ferreira Gonçalves Filho, coordenador do APL da Apicultura e Meliponicultura; Francisco Rubens Remígio, coordenador do APL da Caprinovinocultura; Genyson Marques Evangelista, coordenador do APL da Aquicultura; Vinícius Pedrosa, representante dos produtores de inhame e secretário de agropecuária e Pesca de Conde; e Severino Ramos, representante do setor de Mandiocultura e secretário de desenvolvimento econômico e agrário de Mari. Representando a Fiep, a senhora Gricélia Pinheiro, assessora do Centro Integrado de Apoio à Gestão, se fez presente.

Fonte: Ascom Deputado Estadual Chió com Informações da Ascom ALPB.