COLUNA

Opinião independente

E as pessoas, estão preparadas para retomada da economia? – Por Ronaldo Sousa

A retomada das atividades econômicas, com as flexibilizações adotadas pelos governos, em todo o país, depende de protocolos de segurança, desenvolvidos por cada tipo de negócio, mas a principal dependência é em relação ao comportamento da sociedade, do engajamento das pessoas no cumprimento das normas e no respeito ao próximo.

As empresas têm se esforçado em cumprir o que preconiza o MPT- Ministério Público do Trabalho e aprovarem regras de funcionamento junto as autoridades executivas, estaduais e municipais, como forma de assegurarem o retorno ao funcionamento. Mas o que se vê é uma sociedade muito avida por direitos individuais em detrimento dos direitos coletivos, colocando em dúvida se a retomada das atividades econômicas será duradora ou se provocara uma segunda onda de contágio do COVID-19.

Onde é mais ariscado ir, ao shopping, ao salão de cabeleireiro, ao restaurante, ao bar…? Já se pode voltar a visitar parentes? Utilizar transporte publico é seguro? Estes são alguns dos questionamentos que se faz, ao que os cientistas observam: tudo tem um grau de risco, que é potencializado com aglomeração, não utilização de máscaras e demais equipamentos de segurança, falta de higienização constante de ambientes e das mãos.

Então fica a pergunta: As pessoas estão preparadas, tem consciência do papel que tem para se assegurar a longevidade do novo normal ate que uma vacina seja viável, e assim assegurar a retomada dos empregos.

Copyright © 2020
Todos os Direitos Reservados ao Portal do Brejo