Estudantes e servidores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Guarabira, ocuparam as ruas da cidade, nesta quarta-feira (8), em protesto contra os cortes da Educação e melhorias no acesso à unidade, que precisa de calçamento.
Os manifestantes lamentaram os vários prejuízos que a educação pública tem sofrido ao longo dos últimos anos, inclusive contra o último corte no orçamento ocorrido na última semana, em que só o campus Guarabira teve de devolver mais de 23% da verba de custeio para o Governo Federal.
Nesse momento, os servidores encontram-se em greve, organizada nacionalmente tanto contra os cortes quanto contra o congelamento de salários dos servidores públicos federais.
A segunda reinvindicação envolve a solicitação do calçamento, à Prefeitura de Guarabira, do acesso da PB 057 à entrada do Campus. O pedido já tem mais de cinco anos sem realização. São 90 metros de área que fica tomada por lama e buracos, deixando ônibus e carros atolados e os estudantes e servidores em situação de perigo.
Os alunos e servidores afirmam que o IFPB já investiu mais de 20 milhões de reais na cidade de Guarabira, por meio dos seis cursos integrados (médios e técnicos) e superiores.
Confira a nota encaminhada à redação pela Prefeitura de Guarabira:
Em relação as reivindicações realizada nesta quarta-feira (08) pelos estudantes do IFPB Campus Guarabira acerca da pavimentação do acesso à unidade de ensino a Prefeitura de Guarabira informa: que nos últimos 10 anos o município já pavimentou cerca de 200 ruas, priorizando sempre áreas periféricas, e que a obra de pavimentação do acesso ao IFPB, orçada em R$ 70 mil reais, já está contratada e no cronograma de obras da gestão, e que se dispõe para maiores informações.
MaisPB