Erro em aplicação de vacinas em Lucena foi “isolado”, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP), estadual e federal que atua na Paraíba, afirmou que o erro na aplicação de vacinas em crianças na cidade de Lucena “foi um caso isolado”. Nesta segunda-feira (17), o MP reforçou que vacinação de menores de 12 anos é segura.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram identificadas 49 crianças que receberam uma dose da vacina contra covid-19 destinada a adolescentes e adultos. Dentro deste grupo, 36 receberam doses que estavam fora do prazo de validade, pois foram armazenadas em temperatura inadequada há mais de 30 dias.

Doses vencidas

Ainda segundo as equipes técnicas de vigilância e imunização da SES, cerca de 200 pessoas (entre adolescentes e adultos) também receberam imunizantes fora do prazo de validade.

Investigação

Nesta terça-feira (18), vai acontecer uma reunião com representantes dos Ministérios Públicos estadual e federal na Secretaria Municipal de Saúde de Lucena. O objetivo é continuar com a apuração e ouvir outros envolvidos.

Suspensão da vacinação

Após a confirmação das irregularidades na campanha de vacinação, a aplicação de doses do imunizante contra a covid-19 foi suspensa em Lucena. A suspensão é temporária, segundo a SES.