Estudantes universitários da cidade de Belém, Agreste paraibano, estão perdendo aula por falta de transporte escolar. A denuncia foi feita durante o Jornal das Comunidades, da rádio Rua Nova FM, apresentado pelos radialistas Júnior Campos e Gérsica Ingrid.
De acordo com os estudantes, a Prefeitura Municipal de Belém vem se negando a ofertar o transporte escolar aos alunos que estudam nas cidades de Mamanguape e na Grande João Pessoa.
São mais de 10 estudantes, que desde o retorno das aulas presenciais, estão perdendo conteúdo e recebendo falta nas universidades.
Um dos alunos afetados pelo problema é o Nielson Victor, estudante de curso de direito, que relatou que alguns estudantes já foram reprovados e perderam o semestre pela falta de transporte escolar.
“Nós não somos prioridade. Temos colegas que já perderam o semestre, foram reprovados. A gente tenta entrar em contato com a gestão municipal, mas colocam muito empecilhos, dificilmente nos respondem”, destacou.
Nielson relatou ainda que os estudantes já fizeram ofício à Câmara Municipal e que se o problema não for resolvido muitos estudantes podem perder os cursos.
Lei 323/2016
No município existe uma lei que foi sancionada em 2016, pelo o então prefeito Edgard Gama, que garante o transporte gratuito para os estudantes do município de Belém às instituições de ensino superior e técnico das cidades de Araruna, Mamanguape e Grande João Pessoa.
Até o fechamento desta matéria a Prefeitura Municipal de Belém não havia se pronunciado sobre o caso.