A comunidade quilombola Caiana dos Crioulos tomou posse do primeiro dos três imóveis inseridos no território que foi identificado e delimitado pelo Incra-PB como sendo da comunidade remanescente de quilombo em Alagoa Grande, no Agreste da Paraíba, nesta terça-feira (4)
O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e no Diário Oficial da Paraíba, em 24 e 28 de dezembro de 2015.
Sobre o processo, a presidente da associação da comunidade, Edinalva Rita do Nascimento declarou “O caminho da libertação da escravidão é comprido. Este é um passo rumo à libertação. Esse é o momento de gritar pela nossa dignidade, pelos nossos direitos. Viva Caiana dos Crioulos, viva todos que lutaram para estarmos aqui hoje”.
Composta por 98 famílias, a comunidade irá ocupar uma área de 646 hectares, com outros dois imóveis. O superintendente do Incra/PB, Kleyber Nóbrega explicou que o proprietário terá 30 dias para retirar os objetos pessoais da casa-sede do imóvel, mas que as famílias já podem começar a plantar na área.
A posse do primeiro imóvel foi celebrada nesta terça-feira (4) com a presença dos representantes da secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra/PB), de lideranças quilombolas e do oficial de justiça federal Antônio Wanderlei de Araújo.
As famílias realizaram uma caminhada até as proximidades da casa-sede do imóvel ao som de músicas tradicionais e soltaram fogos de artifício durante a assinatura do termo de emissão de posse.